Polimento automotivo: quais os tipos e como fazê-los

 Polimento automotivo: quais os tipos e como fazê-los

Métodos podem ser feitos em casa ou em profissionais especializados.

Existem diversos jeitos de proteger a pintura de seu veículo, e neste texto vamos falar de um em especial: o polimento automotivo.

Há diferentes tipos de polimento; por isso, é necessário saber qual deles serve melhor à lataria. Separamos abaixo os principais e as características de cada um. Confira.

Enceramento manual

Enceramento manual é o mais simples tipo de polimento automotivo

É o método mais barato e tradicional de polimento automotivo. Simples, ele pode ser feito na garagem de casa.

O enceramento manual é indicado para quem costuma mexer no carro aos finais de semana. Porém, justamente por ser mais simples, ele não elimina o risco de arranhões e grandes manchas. Costuma sair após cerca de duas duchas, e também vale destacar que o serviço não deve ser feito em superfícies lisas. 

As ceras mais simples podem ser encontradas a partir de R$ 10,00 nas lojas. Já as ceras profissionais, que duram mais tempo – cerca de dez lavagens -, são obviamente bem mais caras (aproximadamente R$ 120,00).

Polimento simples

Polimento simples

Este tipo de polimento automotivo é recomendado para carros que tenham manchas, riscos leves e queimaduras de sol em sua pintura. Ele também pode ser aplicado em peças que já foram pintadas mais de uma vez ou perderam seu brilho.

No entanto, a indicação é que o polimento simples ocorra no máximo três vezes durante a vida útil do veículo. 

Nesse procedimento, para passar a cera, usa-se um disco leve de espuma: a politriz. No caso de manchas maiores ou sujeiras mais difíceis de remover, é necessário um lixamento fino, a fim de deixar a pintura lisa ao corrigir as imperfeições.

O polimento simples requer bastante cuidado na hora de esfregar. Isso porque caso o movimento seja feito com força excessiva ou usando um produto muito forte, há risco de se danificar o verniz da pintura, problema ainda mais visível em cores escuras.

O serviço pode ser feito com um profissional e, geralmente, é mais caro, custando cerca de R$ 125.

Polimento técnico

Polimento automotivo técnico

Aqui, como o próprio nome diz, trata-se de um método mais aprimorado. O polimento técnico se divide em três partes:

  1. Corte;
  2. Retirada de discos e manchas;
  3. Nivelamento da pintura.

A segunda parte se refere ao refino, na qual se retira os riscos feitos na fase de corte. Na última, ocorre o lustro, aplicando o brilho para a pintura.

A média de preço de um polimento técnico está na faixa dos R$ 225, serviço este conduzido em estabelecimentos profissionais.

Cristalização

Cristalização

Encerramos a lista com a cristalização, também conhecida como espelhamento automotivo. Este serviço serve para proteger o veículo e sua pintura contra pequenas agressões. 

Ele é feito por meio de um processo detalhado: primeiramente, o veículo deve ser lavado; depois, é feito um lixamento fino e um polimento, utilizando proteções nas borrachas e peças cromadas do veículo. Após isso, aplica-se a resina (ou cera), e, por fim, é colocada a cera final para impermeabilizar a lataria. 

Na cristalização, as ceras e resinas especiais não danificam o verniz e são mais duradouras. Em carros zero, sua função é preventiva.

Esse tipo de polimento automotivo deve ser realizado por profissionais a cada 6 meses em veículos escuros, e anualmente em carros claros. A média de preço varia entre R$ 450 a R$ 600, a depender do tamanho do veículo.

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