4 erros que prejudicam os motores turbo

 4 erros que prejudicam os motores turbo

Motores turbo têm funcionamento e manutenção diferentes dos comuns e aspirados.

Os carros turbo podem chamar a atenção de muitos amantes e entusiastas automotivos – principalmente quando aparecem em filmes, como Velozes e Furiosos.

Porém, se um automóvel convencional já exige alguns cuidados muito específicos, modificá-lo pode redobrar essa tarefa, principalmente nos modelos turbo, que, embora sejam duráveis, tornam-se ao mesmo tempo uma bomba-relógio se não forem bem tratados.

Nesta matéria, listamos quatro erros que vários proprietários de carros turbo costumam cometer e como evitá-los, mas não sem antes resumirmos o funcionamento deste tipo de motor. Boa leitura!

Como funcionam os motores turbo?

Motores turbo

Os motores turbo operam de maneira um pouco diferente dos demais, pois utilizam energia emitida pela expulsão dos gases de escape que os modelos aspirados liberam.

Além disso, seu turbocompressor é composto por duas câmaras – a caixa fria e a caixa quente ou o compressor e a turbina – ligadas ao coletor desses gases, responsáveis por rotacionar este conjunto.

Os motores turbo são muito famosos por sua economia de combustível graças ao nível do pico do torque, que aumenta a autonomia do veículo.

Erros mais comuns

Agora que entendemos basicamente como eles funcionam, precisamos saber como realizar as manutenções – sejam preventivas ou não – de forma correta para evitar grandes problemas em seu veículo.

1) Troca de óleo

Óleo automotivo

Um dos principais erros dos motoristas é não realizar a troca de óleo corretamente. Se em carros comuns esse serviço é fundamental, nos modelos turbo ela tem sua importância dobrada.

Seguir à risca o período da troca de óleo ajuda a evitar que os dutos fiquem entupidos com óleo velho, evitando também a explosão do motor. 

Em carros turbo, o óleo é consumido mais rapidamente (1 litro a cada 1.000 km). O filtro também deve ser alterado ao menos a cada duas trocas de óleo.

2) Filtros de ar e combustível

O filtro de combustível é outro item que deve ser trocado precisamente no período certo, pois a injeção dos veículos turbo pode ser afetada rapidamente caso haja alguma impureza no álcool ou gasolina utilizados. 

Já os filtros de ar, caso sujos, podem degradar os componentes do turbocompressor. Por esse motivo, sua troca deve ser feita a cada 10 meses ou 7 mil km rodados.

E não se esqueça! Abasteça sempre em postos confiáveis, pois a gasolina adulterada pode comprometer o sistema e sua vida útil, além de corroer os componentes do motor.

Os motores turbo requerem ainda mais respeito à troca de filtros

3) Acelerar demais

Se você quer evitar o sobrecarregamento do motor do seu carro turbo, considere esperar uns 30 segundos antes de acelerar após ligá-lo. 

Isso porque é importante que o motor aqueça corretamente e o lubrificante atinja todos os componentes. O mesmo vale para acelerar muito com o motor ainda frio, pois a turbina e o conjunto do motor podem ser danificados. 

Assim, procure evitar acelerar mais do que 2.500 rpm nos primeiros minutos do veículo em movimento.

4) Troca de marcha

Câmbio manual

Por fim, em carros com motor turbo e câmbio manual, o proprietário deve ficar alerta às trocas de marcha.

Caso a troca de transmissão seja feita em rotações muito baixas ou fora do tempo certo, o motor irá gerar muitas vibrações, podendo desgastar a caixa e a turbina do motor.

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