Como identificar problemas na junta do cabeçote do seu motor
Conheça os principais indicativos de estrago e saiba como cuidar desse componente fundamental do veículo
A junta do cabeçote é uma peça plana localizada entre o bloco do motor e o cabeçote. De extrema importância, ela é responsável por manter separados o líquido de arrefecimento, o óleo e os gases de combustão.
Além disso, é projetada para suportar altas temperaturas e a pressão do motor, ao mesmo tempo em que veda todas as aberturas no bloco e no cabeçote, conservando cada elemento no lugar apropriado.
Geralmente feita de uma combinação de materiais, a junta incluiu fibra de vidro misturada com uma resina forte e flexível, como grafite, borracha ou aço multilaminado. E embora seja pequena, ela é vital para o rendimento ideal do automóvel.
Caso sofra desgaste, tende a ocasionar vários problemas, entre os quais superaquecimento, perda de potência e vazamentos. Existem alguns sinais comuns de que a junta do cabeçote está queimada ou danificada. Confira.
“Sintomas” de estrago
Um dos indícios de anomalia na peça é o superaquecimento do motor. Isso acontece porque a junta assegura o fluxo adequado do líquido de arrefecimento, e se ela estiver ruim, vai permitir que esse fluido se misture com o óleo, o que por sua vez trará um descontrole da temperatura na área em questão.
Além disso, caso o carro apresente perda de potência, pode ser um alerta de que a junta tem algum tipo de avaria, porque é ela quem veda a superfície entre o bloco do motor e o cabeçote, permitindo que o propulsor trabalhe de maneira ideal.
Outro ponto de atenção, ainda, é o vazamento do líquido de arrefecimento do motor. Ao notá-lo sem qualquer explicação razoável, corra para a oficina, pois é provável que a junta esteja deteriorada. Nessa condição, é crucial impedir que o escoamento persista, do contrário haverá risco de falhas mais graves ao motor.
E por último, ocorrendo a saída de fumaça preta ou branca do escapamento, de igual modo, busque o suporte técnico de um mecânico. A fumaça escura tende a indicar uma combustão incompleta, enquanto a clara, a mistura de substâncias que deveriam estar separadas, como explicado acima.
Cinco cuidados essenciais com a junta do cabeçote
1. Certifique-se de que o sistema de arrefecimento opera corretamente e sem vazamentos.
2. Use no motor o lubrificante recomendado pelo fabricante do seu veículo.
3. Monitore os níveis de óleo e líquido de arrefecimento.
4. Evite o excesso de aceleração e o esforço brusco da potência do automóvel.
5. Observe as evidências clássicas de problemas, como fumaça, vazamentos, superaquecimento e perda de força.
Na hipótese de perceber qualquer um dos sinais abordados, leve o seu carro imediatamente ao profissional da sua confiança, para a avaliação apropriada. Seguindo essas dicas, você garante que a junta do cabeçote dure por muito tempo.
Compartilhe