Carro parado por muito tempo: entenda os riscos

 Carro parado por muito tempo: entenda os riscos

Os veículos precisam rodar com regularidade; carro parado por muito tempo nunca é recomendável.

Ter um veículo incumbe ao proprietário a tarefa de ficar de olho em seus componentes e realizar manutenções periódicas a fim de manter a vida útil da máquina. A partir dessa lógica, há quem pense que se o carro ficar parado por muito tempo ele será melhor preservado.

Entretanto, não é assim que funciona. Quando isso acontece, diversos problemas costumam surgir, sobretudo o desgaste de peças. Continue a leitura para saber mais detalhes. 

Carro abandonado na rua

Problemas a curto e longo prazo

Muita gente pode achar que o problema de deixar um carro parado por bastante tempo está na estética, como a pintura descascando ou até mesmo a sujeira acumulada.

Assim, os motoristas compram capas de proteção para preservar o exterior do veículo. Mas a questão  vai além da lataria, afetando componentes internos fundamentais.

Com ou sem capa protetora, carro parado por muito tempo não é bom negócio

O principal problema acontece na bateria, pois, devido à falta de uso, ela vai perdendo sua carga e a capacidade de dar partida no motor. Isso ocorre porque algumas fontes como LEDs de alerta, alarmes e outros sistemas eletrônicos consomem energia mesmo que o carro esteja desligado.

Também vale destacar que os fluidos em geral – óleos do motor e demais lubrificantes, por exemplo – começam a se degradar à medida que o automóvel não é usado.

Faróis do veículo

Nesses casos, é comum que se formem borras e depósitos nos sistemas de lubrificação e combustíveis, podendo danificá-los. Itens como bicos injetores, conjunto de freios e bomba d’água podem ficar entupidos e até mesmo ser trocados.

Outra parte passível de deformações são os pneus, por conta do peso do veículo, de modo a atrapalhar a direção do motorista. E trocar pneus atualmente costuma ser uma alternativa que pesa bastante no bolso do consumidor.

A deformação dos pneus é uma das consequências do carro parado por muito tempo

Cuidados a se tomar com o carro parado

Para evitar que os problemas citados acima aconteçam, é recomendado ligar o veículo por pelo menos 20 minutos a cada 15 dias, mesmo que o motorista não vá sair de casa. E não só ligar: o carro também precisa rodar alguns quilômetros durante esse período para que o motor aqueça e seus sistemas trabalhem. 

Além disso, se o dono pretende deixar o carro parado por diversos dias, é sempre bom limpá-lo antes, tanto em seu interior quanto itens como os filtros de ar, e de cabine, evitando a entrada de bactérias no sistema.

Troca de filtro de cabine

Voltando a falar dos pneus, calibrá-los com as medidas estipuladas pela fabricante é o meio correto de evitar falhas.

Por fim, os combustíveis. Embora a gasolina dure bastante, alguns especialistas consideram o prazo de três meses como o ideal entre cada abastecimento no posto. Já o diesel, por ser mais vulnerável a fatores como umidade, tem durabilidade menor.

Carro sendo abastecido no posto

O etanol, por sua vez, dificilmente se degrada com as condições externas após armazenado, e é um dos recomendados caso seu carro fique parado por muito tempo, ao menos para amenizar a situação.

Compartilhe