Problemas na suspensão: 5 sinais que o veículo pode apresentar

 Problemas na suspensão: 5 sinais que o veículo pode apresentar

Falhas podem ser discretas e aumentar gradativamente até que o motorista perceba.

A hora de dirigir pode apresentar diversos desafios, como: vias esburacadas, motoristas imprudentes, engarrafamentos e cruzamentos. Além dos desafios para o motorista, o carro também pode sofrer em alguns asfaltos mais desgastados ou até mesmo realizando manobras e frenagens mais bruscas.

Assim, um dos principais componentes do veículo que começa a apresentar problemas é o sistema de suspensão. Afinal, trata-se do conjunto encarregado de absorver os impactos com o solo, mantendo a estabilidade e o conforto dos ocupantes.

5 sinais de problemas na suspensão 

Quando o carro começa a apresentar sinais de instabilidade na direção ou ao passar em asfaltos diferentes, o motorista deve ficar atento aos seguintes sinais em caso de problemas na suspensão. Confira.

Falta de estabilidade

Quando os amortecedores de um veículo perdem sua eficiência, é comum que o carro comece a sair de frente em curvas mesmo na velocidade normal.

Essa ação faz com que o motorista tenha que aplicar mais esforço na hora de virar o volante. Além disso, os pneus podem começar a desgastar precocemente.

Vibração no volante

Vibração no volante é um dos sinais de problemas na suspensão

Além do veículo tornar-se instável aos poucos, o motorista também pode começar a sentir trepidações no volante – tanto em curvas e manobras mais bruscas quanto em vias retas e/ou bem asfaltadas.

No segundo caso, é necessário muita atenção do condutor, pois os amortecedores e as molas precisam de substituição imediata.

Oscilação na carroceria

Quando o automóvel está balançando muito, seja para os lados ou para a frente e para atrás, o problema deve estar na suspensão.

Seja em simples ondulações do asfalto, lombadas ou em alta velocidade em rodovias com asfalto em dia, os amortecedores não conseguirão manter a carroceria estável.

Veículo passando por lombada

O mesmo ocorre quando o veículo acelera, empinando o bico e abaixando a traseira, e realiza uma frenagem não tão brusca (fazendo o movimento contrário). 

Neste caso, os amortecedores também não estão conseguindo cumprir seu trabalho.

Ruídos e vazamentos

Ouviu algum barulho estranho enquanto dirigia ou viu algum vazamento de óleo quando deixou o seu veículo parado?

Carro parado por muito tempo pode gerar vazamento de óleo

Então vale passar em um mecânico de confiança e descobrir se este também é um sinal de que os componentes de sua suspensão – além dos amortecedores e molas – estão desgastados e precisando de uma troca.

Altura da carroceria

Por fim, o motorista consegue descobrir um problema na suspensão por meio da altura em que seu veículo se encontra.

Problemas na suspensão podem rebaixar o carro

Normalmente, ele se encontra mais baixo. Também vale observar a distância entre o pneu e o para-lama, pois ela pode estar menor do que o normal. Isso também acontece quando colocamos algum peso no porta-malas, afundando a lataria do veículo além da conta.

Compartilhe