Veja como confirmar a validade dos pneus
Os pneus sofrem com desgastes por diversos fatores e mesmo com uma data de validade pré-definida, é importante entender qual é o momento certo para trocá-los.
Quando se trata de componentes veiculares como faróis, lanternas e vidros, sua durabilidade se estende por um longo tempo, mesmo com altas quilometragens rodadas. Isso porque tais peças não se desgastam da mesma forma dos pneus, por exemplo, que demandam trocas periódicas em determinados intervalos.
Mas quais intervalos exatamente? E quais os sinais e critérios para a substituição dos pneus? É o que vamos ler abaixo.
Validade dos pneus
Essa é uma questão polêmica no meio automotivo. A maioria das fabricantes definem validade de cinco anos para os pneus, mas essa percepção pode variar de pessoa para pessoa.
Por exemplo, quando alguém resolve vender o carro, muitas vezes a tendência é ser mais tolerante com o estado dos pneus, independentemente da validade.
No entanto, se essa mesma pessoa muda de lado e ocupa a posição de compradora, é bem provável que ela analisará com certo rigor a condição dos pneus.
A questão é que a idade desses componentes pode ser um fator bastante subjetivo. Não há uma fórmula mágica que os faça durar exatamente cinco anos. É preciso levar em conta variáveis como clima, desgaste, condições de uso, terreno etc.
Veja bem: em uma situação na qual um pneu foi recém-adquirido mas que acabou furando ao bater em um buraco, ele não terá a mesma durabilidade, ainda que um mecânico faça remendos nele.
Os pneus que precisam enfrentar terrenos irregulares e sem pavimentação também se desgastam muito mais rapidamente. Por outro lado, se o asfalto por onde o veículo circula é liso, o clima da cidade possui uma boa taxa de umidade e os pneus são calibrados corretamente, a vida útil pode até ultrapassar os tais cinco anos.
Leia também: Quais as causas e como evitar incêndios em carros.
Qual o posicionamento das fabricantes?
As maiores fabricantes de pneus disponibilizam recomendações em seus sites em relação aos cuidados necessários, frisando a necessidade de atenção redobrada quando se ultrapassa os cinco anos.
Após esse período, é preciso observar possíveis áreas de deslocamento, ressecamento e rachaduras na borracha. Agora, se um conjunto de pneus chegou aos dez anos de uso, mesmo aparentemente em boas condições, a recomendação é substituí-lo, pois a estrutura interna já envelheceu a ponto de se tornar perigosa ao motorista.
Saiba como descobrir a data de fabricação do pneu
A data de produção do produto é impressa pelo fabricante em, pelo menos, uma das bordas laterais externas do pneu. A data é composta por quatro algarismos, que acompanham a inscrição “DOT”.
Os dois primeiros números apontam a semana de fabricação, de 00 até 52, enquanto os outros dois indicam o ano. Assim, se você encontrar um número como “3520”, isso quer dizer que o seu pneu foi produzido na 35ª semana do ano 2020.
Compartilhe