Uber planeja banir carros à combustão em 2040 no Brasil

 Uber planeja banir carros à combustão em 2040 no Brasil

Surfando na onda da eletrificação, a Uber pretende oferecer suporte para os motoristas brasileiros

Com a intensificação dos efeitos das mudanças climáticas e o entendimento que a eletrificação é o melhor caminho para solucionar esse problema, cada vez mais concessionárias e empresas estão apostando no abandono de veículos à combustão. A Uber foi mais uma que anunciou o ambicioso plano de adotar apenas carros elétricos até 2030. Para o Brasil, a expectativa de atingir o objetivo ficou para 2040. 

Os motoristas que trabalham para a Uber no Canadá, Estados Unidos e Europa deverão trocar seus motores a gasolina, etanol e diesel já a partir de 2030. Para a realidade socioeconômica dessas regiões, a meta não parece tão distante.

A ideia da empresa é dar um suporte financeiro para os motoristas adotarem carros elétricos. Cerca de US$800 milhões serão destinados a esse e outros incentivos. Motoristas que já possuem carro elétrico de algumas cidades dos Estados Unidos já recebem incentivos da Uber. Vale lembrar que a frota de veículos elétricos da Uber chega a 26 mil nos Estados Unidos e a meta para 2023 é dobrar este número. 

Por lá, a Uber fechou uma parceria com a Hertz, empresa de aluguel de carros, em que os motoristas da plataforma podem alugar um Tesla em um plano de longa duração. Além dos países já anunciados, a empresa pretende expandir e eletrificação dos seus motoristas para outros países, mas os nomes e as datas previstas ainda não foram divulgados.

 No entanto, tratando-se do Brasil e de outros países subdesenvolvidos, a eletrificação não está tão perto quanto se gostaria. Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, afirmou em entrevista à CBS News que, em razão da infraestrutura do país, o Brasil não está na lista de países que deverão abandonar os carros à combustão em 2030.

Além disso, vale lembrar que o Brasil não oferece incentivos para a população aderir aos veículos elétricos, sem contar com a realidade socioeconômica do país. Tendo em vista e média do preço de um carro elétrico no Brasil – Renault Kwid custa R$ 146.990 -, é compreensível o argumento do CEO da Uber a respeito da demora da eletrificação da empresa no país. 

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