Troca de óleo: qual tipo devo usar quando meu carro tem uma quilometragem muito alta?
Troca de óleo: qual tipo devo usar quando meu carro tem uma quilometragem muito alta?
Para quem usa muito o carro no dia a dia, passar dos 10 mil km rodados é tão fácil quanto andar para a frente.
Assim, quanto mais você acumula quilômetros – e histórias por aí -, mais frequentes são as manutenções periódicas, como as trocas de filtros e, principalmente, a troca de óleo.
Porém, quando o carro é muito rodado, a troca de óleo não é feita como em um carro novinho em folha, por exemplo. Quer saber os cuidados que você deve ter e qual óleo utilizar? Confere abaixo!
A importância do óleo do motor
O óleo lubrificante é o principal responsável por manter os componentes do motor ‘untados’ e evitar que suas peças entrem em atrito, consequentemente se desgastando.
Quando o nível de óleo está baixo, os atritos podem, além de desgastar a peça, gerar defeitos no motor e causar até sua trava.
Por isso, mais importante que o óleo, é realizar sua troca corretamente com um mecânico de confiança. O período para troca pode variar de acordo com o manual, mas geralmente é ao atingir os 10 mil km rodados.
Diferentes tipos de óleo lubrificante
No mercado, encontramos 3 tipos de óleo de motor: sintético, semissintético e mineral.
Em poucas palavras, podemos resumi-los como: o mineral é o mais comum do mercado e é obtido por meio do petróleo. Este tipo é um dos menos viscosos e menos tolerante a altas temperaturas, porém de bom funcionamento.
Já o óleo sintético, por si, é feito em laboratórios e, além de mais puro, costuma ter maior viscosidade, recomendado para quem roda mais com o carro.
Por fim, o semissintético é obtido através da mistura dos dois tipos acima, misturando as características de ambos. Seu diferencial é que ele se prende melhor aos componentes metálicos, facilitando a partida do carro.
Porém, na prateleira, para identificar melhor os tipos de óleos e sua viscosidade, o ideal é seguir a numeração: quanto maior, mais viscoso.
Os números normalmente aparecem acompanhados da letra W, que indica a viscosidade em baixas temperaturas. Um óleo 5W-30, por exemplo, é menos viscoso que um 10W-30 e assim vai.
Meu carro é de alta quilometragem. Qual óleo usar?
Primeiramente, temos que lembrar que carro com alta quilometragem não significa, necessariamente, que é um carro velho, mas sim um carro que pode ser bastante usado nos dias úteis e também no final de semana, por exemplo.
Assim, a troca de óleo de seu carro pode depender muito do estado do veículo; caso o proprietário cuide bem do veículo e sempre realizou as trocas no tempo certo, o óleo indicado no manual pode continuar sendo usado.
Porém, se o carro já está com um desgaste maior, é recomendada a utilização de um óleo com maior viscosidade.
Isso porque, quanto mais desgaste, mais espaço entre os componentes do motor é criado. Assim, um óleo mais viscoso consegue preencher este espaço, coisa que um menos viscoso não consegue.
Além disso, óleos com maior viscosidade costumam ter maior resistência à oxidação, mantendo o sistema mais limpo – e tudo isso por conta de sua aditivação.
“E se meu carro for muito antigo?” A resposta é praticamente a mesma: no mercado, você encontrará um óleo atual com uma viscosidade maior e/ou ideal para este tipo de motor.
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