Transporte coletivo: cresce o número de ônibus elétricos BYD nas cidades brasileiras

 Transporte coletivo: cresce o número de ônibus elétricos BYD nas cidades brasileiras

Empresa chinesa fornece diferentes opções de chassi para uma mobilidade urbana mais limpa; veja os modelos comercializados, suas especificações e saiba onde circulam

Líder global em vendas de ônibus elétricos, a BYD já entregou mais de 70 mil unidades pelo mundo, visando reduzir a dependência global de combustíveis fósseis por meio do desenvolvimento e do avanço da tecnologia de baterias e veículos eletrificados.

Para isso, a gigante chinesa tem criado soluções cada vez mais inteligentes e sustentáveis, a fim de promover produtos com emissão zero, inclusive voltados ao transporte público. No mercado brasileiro, dentre outras soluções, ela oferece chassis de ônibus 100% elétricos que posteriormente recebem carrocerias feitas por empresas parceiras locais.

Mais seguros e silenciosos, os veículos podem diminuir os custos operacionais em até 70%. Cada um evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de dióxido de carbono (CO2) ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por unidade comercializada (considerando 72 mil km rodados na mesma janela de tempo).

Municípios brasileiros com chassi BYD 100% elétrico

De acordo com informações da BYD Brasil, até março de 2023 havia 93 ônibus elétricos em circulação em 13 localidades do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belém (PA), Fortaleza (CE), região metropolitana de Salvador (BA), Vitória (ES), Campinas (SP), Maringá (PR), São José dos Campos (SP), Bauru (SP), Santos (SP) e Guarujá (SP).

No mês de setembro, outra cidade iniciou a fase de teste com um ônibus da frota, Belo Horizonte (MG). O Plano Mobilidade Limpa da capital mineira pretende renovar em 40% a frota de ônibus com veículos elétricos e movidos a biocombustíveis. Com duração de 40 dias, o período de avaliação se estenderá até meados de novembro.

Além disso, a fabricante chinesa está expandindo sua produção em Campinas, com investimento na casa dos R$ 4 milhões, o que pode viabilizar a montagem anual de mais de 2.800 ônibus elétricos, – pelo menos oito chassis diários.

E os chamados ‘cases de sucesso’ não faltam. O interior paulista também tem na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, outro exemplo bem sucedido do efeito BYD na mobilidade urbana, com sua frota eletrificada retirando do ar 1.646,12 toneladas de gás poluente, esforço equiparado ao de 11.729 árvores.

Modelos de ônibus elétricos BYD em operação no Brasil

D9W: Piso baixo para aplicação em carroceria com até 13 metros de comprimento.

  • Motor BYD-2912TZ-XY-A integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
  • Chassi de ônibus 100% elétrico conceito Low Entry, ou seja, não existindo degraus para o embarque e desembarque dos passageiros. Chassi tubular que não necessita alongamento para carrocerias até 13 metros. Estrutura constituída por materiais de alta resistência à torção e à flexão.
  • Freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.
  • Suspensão pneumática dianteira e traseira, garante conforto aos passageiros e motoristas. Sistema de rebaixamento bilateral, permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros. Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor obstáculos das vias públicas.
  • Coluna de direção regulável, permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia.

D9A: Piso alto para aplicação em carroceria com até 13 metros de comprimento.

  • Suspensão pneumática dianteira e traseira, o que proporciona maior conforto para os passageiros e o motorista.
  • Motor BYD-2912TZ-XY-A integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
  • Chassi tubular que não necessita alongamento para carrocerias até 13 metros. Estrutura constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão
  • Freios a disco com ABS e sistema regenerativo, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.
  • Coluna de direção regulável, que permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia.

D9F: Para operações de fretamento e linhas rodoviárias de curta e médias distâncias.

  • Motor BYD 2912TZ-XY-A integrado em cada uma das rodas do 2 e 3° eixos, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
  • Chassi tubular que não necessita alongamento para carrocerias até 23 metros. Estrutura constituída por materiais de alta resistência à torção e à flexão.
  • Freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.
  • Suspensão pneumática em todos os eixos, proporciona mais conforto para os passageiros e o motorista.
  • Coluna de direção regulável permite o ajuste de acordo com as caracteristicas de cada motorista melhorando a ergonomia.

D11A: Piso alto para aplicação urbana (especialmente aos projetos de BRT) em carroceria com até 23 metros de comprimento.

  • Suspensão pneumática em todos os eixos, proporciona mais conforto para os passageiros e o motorista.
  • Motor BYD 2912TZ-XY-A integrado em cada uma das rodas do 2 e 3° eixos, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
  • Chassi tubular que não necessita alongamento para carrocerias até 23 metros. Estrutura constituída por materiais de alta resistência à torção e à flexão.
  • Freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.
  • Coluna de direção regulável permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista melhorando a ergonomia.

D11B: Piso baixo para aplicação urbana em carroceria com até 22 metros de comprimento.

  • Suspensão pneumática em todos os eixos, proporciona mais conforto para os passageiros e o motorista.
  • Motor BYD 2912TZ-XY-A integrado em cada uma das rodas do 2° e 3° eixos, contando com um módulo eletrônico de tração.
  • Chassi tubular que não necessita alongamento para carrocerias até 22 metros. Estrutura constituída por materiais de alta resistência à torção e à flexão.
  • Freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.
  • Coluna de direção regulável permite O ajuste de acordo com as características de cada motorista, melhorando ergonomia.

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