Tecnologia e capacitação: a mecânica automotiva no mundo digital

 Tecnologia e capacitação: a mecânica automotiva no mundo digital

Trabalhar à moda antiga não é mais opção para quem pretende se manter e evoluir no mercado.

Não é segredo para ninguém que a tecnologia revolucionou a forma de nos comunicarmos, trabalharmos, consumirmos, enfim, de vivermos.

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, o trabalho remoto foi a saída para muitas empresas, que até hoje utilizam desta ferramenta para conectar seus funcionários a longas distâncias.

No caso das oficinas mecânicas, a tecnologia também vem ganhando cada vez mais espaço e revolucionando os processos diários a ponto de tornar impossível se manter firme no mercado sem uma constante capacitação.

As tecnologias automotivas mais importantes atualmente

O scanner é um dos serviços mais comuns da tecnologia na mecânica automotiva

Scanner automotivo

Sempre que alguma falha é detectada pelos sensores do veículo, um alerta referente à injeção eletrônica surge no painel, indicando ao condutor que o carro deve ser levado a uma oficina. É nesse momento que o mecânico irá utilizar o scanner, um aparelho específico para ler todos os dados do sistema e identificar o problema.

O trabalho acaba se tornando mais prático e otimizado, já que não é mais necessário passar horas investigando a origem do defeito. Basta saber como operar a máquina corretamente.

Reprogramação eletrônica

Você já imaginou quais seriam os impactos positivos para o desempenho dos veículos caso estes tivessem chip de potência? Pois isso acontece graças a uma tecnologia atrelada à injeção eletrônica (reprogramação), capaz de modificar os padrões originais do sistema.

Além de aumentar a potência do veículo, ela pode acompanhar atualizações que melhoram o conforto, a segurança e a dirigibilidade.

Ilustração para reprogramação eletrônica

Catálogos virtuais

Principalmente depois da pandemia, aqueles volumosos catálogos físicos passaram a ser substituídos por versões digitalizadas, com ferramentas de buscas intuitivas. Ou seja, ficou muito mais prático pesquisar peças e fechar orçamentos, fazendo em minutos o que antes era realizado em horas.

Inclusive, os manuais técnicos também ganharam suas versões online, disponíveis para consulta a qualquer momento via internet. Dessa forma, houve um aumento significativo na produtividade das oficinas.

Aliados das oficinas e dos motoristas: os aplicativos

Para além de chamar um carro por aplicativo ou contratar um serviço de aluguel de veículo, as plataformas online também se tornam indispensáveis a quem trabalha diretamente no setor automotivo.

Hoje existem apps que conectam diretamente oficinas e clientes. Assim, é possível localizar a oficina mais próxima, checar avaliações de outros usuários e até agendar manutenções.

Esse é o caso da plataforma KD Minha Oficina, criada em 2020 e gerenciada pela Ticket Log, uma marca da Edenred Brasil. Em relação à ideia de lançar a plataforma e a recepção do público, Eduardo Fleck, Diretor-Geral de Especialidades de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil, explica:

A ideia surgiu a partir do propósito de reunir, em uma única plataforma, uma rede de oficinas mecânicas com descrições dos serviços automotivos mais recorrentes, além de referências de preços e avaliações dos usuários”.

A aceitação por parte dos usuários foi positiva, pois o serviço permite que os donos dos automóveis encontrem de maneira mais simples e ágil, por geolocalização, a oficina mais próxima, com melhor avaliação e que atenda a todas as necessidades de seus veículos.

Além disso, a plataforma, disponível via site, é uma ferramenta colaborativa, onde é possível também consultar ofertas disponíveis de acordo com depoimentos e experiências dos próprios motoristas, criando rankings de qualidade das oficinas de todo o Brasil.

Ilustração de tecnologia na mecânica automotiva

Considerando o atual panorama de atuação dos mecânicos no mercado nacional, Fleck é enfático ao afirmar que esses profissionais são peças-chave para o setor automotivo. Nos últimos dois anos de pandemia, o envelhecimento da frota brasileira se acelerou devido ao custo para adquirir veículos novos.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), 23,5% dos automóveis que circulam no país têm até cinco anos de uso, os chamados seminovos. Há dez anos, essa fatia era de 43,1%. Os veículos com mais de 16 anos de uso passaram de 18,8% para 19,4%. Os intermediários (de seis a 15 anos) eram 38,1%, em 2012, e hoje são 57,1%”, conta.

Desse modo, o papel dos reparadores tornou-se ainda mais importante, haja vista a maior necessidade de manutenções para veículos mais antigos.

Para a oficina e seus profissionais é uma oportunidade de estar onde o cliente está, diminuindo a improdutividade devido às altas e baixas demandas desse setor ao longo do ano. Com a KD Minha Oficina, é possível agendar serviços de acordo com um calendário proposto pelo cliente e aprovado pela oficina.

Dessa forma, todos ganham tempo e agilidade no atendimento. Ainda do ponto de vista da oficina, também é muito importante o reforço da presença online, que gera uma maior visibilidade para os serviços que estão sendo prestados nos estabelecimentos, além de atrair novos clientes com base em boa reputação e marketing/propaganda. Isso tudo incentiva os estabelecimentos a se manterem atualizados e garantirem a boa qualidade de seus atendimentos“, pontua.

Os usuários que procuram a plataforma já contam com uma taxa de resposta de 60% para orçamentos e dúvidas, e a promessa é que esse percentual cresça para 80% até o final do ano.

No período pré-lançamento da plataforma, foram reunidas cerca de 30 oficinas, a fim de conversar e entender as necessidades e as maiores preocupações. Sobre isso, Fleck recorda:

Vimos que havia um grande receio em relação à transformação digital, mas mostramos como seria benéfica uma plataforma que trouxesse visibilidade para oficinas que, muitas vezes, não têm nem mesmo um site. A Ticket Log também oferece treinamentos para que as oficinas cadastradas no KD Minha Oficina ofereçam atendimentos e serviços cada vez melhores.”.

Público feminino

Outro ponto que vem chamando bastante atenção neste meio é o crescimento expressivo das mulheres cada vez mais ativas no cenário automobilístico.

Atualmente, as mulheres não somente participam de competições, como também ocupam cargos do segmento, como reparadoras, balconistas, proprietárias de oficinas etc.

Além disso, a última década registrou o aumento de 83,7% de mulheres habilitadas na categoria ‘A’, que permite a pilotagem de motocicletas. Seguindo essa esteira, não é de se espantar que cerca de 40% dos orçamentos no KD Minha Oficina sejam solicitados pelo público feminino.

Oficina Meu Mecânico

Destaque da 1ª edição da Reparador S/A, “Meu Mecânico – A Oficina da Mulher” é gerida por uma mulher, e seu público é todo feminino.

Cursos técnicos

Desenvolver e realizar de treinamentos para profissionais da reposição é, há muito tempo, parte fundamental do DNA da Marelli Cofap.

Segundo a diretora de Marketing, Comunicação, Engenharia de Produto e Assistência Técnica, Mônica Cassaro, a empresa ministra anualmente uma série de cursos que abrangem informações técnicas de sistemas e produtos, até as mais recentes inovações tecnológicas, tendências do mercado, técnicas de comercialização, entre outros. Até julho, foram mais de 58 mil participantes.

Em um mercado dinâmico como o do Brasil, é fundamental que estes conteúdos sejam constantemente reformulados para corresponderem ao ritmo veloz das atualizações.

Há também uma diversificação muito grande no número de marcas e modelos de veículos, com especificidades distintas em sua manutenção e aplicação e, ao mesmo tempo, carros que já estão em uso há certo tempo, que demandam uma verificação mais acurada“, diz Mônica.

A diretora também afirma que, pelo fato de as pessoas terem demandas de aprendizado bem diferentes entre si, cada profissional requer uma abordagem específica dentro da sua área de atuação. Com isso, é possível atingir de forma mais precisa todos os elos da cadeia comercial. Mônica completa:

Assim, destacamos a atuação de nossas equipes promocional e técnica, que estão sempre em campo para verificar as necessidades do mercado e resolvê-las com competência e rapidez.”

Durante a pandemia, os cursos foram adaptados ao ambiente digital, mas, a partir da retomada das aulas presenciais em 2022, a modalidade remota segue disponível conforme as necessidades dos clientes.

O mecânico e proprietário da Inacio’s Serviços Automotivos, Laerte Inácio da Costa, foi um dos coordenadores do grupo RAE (Reparadores Automotivos Especializados), responsável por agendar palestras com empresas do setor automotivo. Ele já participou de diversos eventos presenciais com a equipe técnica da Cofap.


O mecânico Laerte Inácio costuma marcar presença em cursos e treinamentos.

Em um deles, por exemplo, foram duas noites só de dicas de montagem de suspensão para 80 mecânicos. No começo do ano, por causa da Covid-19, veio a oportunidade de participar de uma live sobre suspensão, novamente com palestra da Cofap.

Chamei os mecânicos aqui da região, que fizeram várias perguntas. Muitos carros ainda nos deixam em dúvida na hora de montar. Então, foi bastante proveitoso para todos. É indescritível o ganho que nós tivemos. Conheço toda a equipe técnica da Cofap e sempre que tenho qualquer dúvida, entro em contato e eles me dão o respaldo que preciso“, recorda Laerte.

Mais que uma mão na roda, uma necessidade

Oferecer soluções atuais e modernizadas, investindo na tecnologia, demonstra preocupação com os serviços prestados faz com que a oficina tenha maior vantagem em um setor cada dia mais competitivo.

Além disso, os clientes valorizam dois pilares essenciais atrelados às soluções tecnológicas: rapidez e eficiência. Afinal, sempre que um veículo fica encostado na oficina, tudo o que o proprietário mais quer é pegá-lo de volta o quanto antes. A tecnologia também gera uma padronização dos processos, reduzindo a margem de erro nas operações.

Portanto, é importante reconhecer as oportunidades oferecidas por essa modernização, lembrando que se o mundo se atualiza, as pessoas devem acompanhar a marcha.

Esta reportagem também se encontra na Revista Reparador S/A – Edição 02. Clique aqui para ler o material completo.

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