Tecnologia auxiliando o meio ambiente: filtro deteriora até 95% de poluentes nos motores movidos a gasolina
Confira como funciona o Filtro de Partículas para Gasolina (GPF)
Os motores de carros estão entre os principais contribuintes para o aumento da poluição atmosférica, já que são responsáveis por grande parte da emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.
Essa é uma questão preocupante e existem algumas formas de amenizar a emissão desses gases. Uma delas é uma tecnologia denominada Filtro de Partículas para Gasolina (GPF), criada por uma fabricante de catalisadores de automóveis, a Umicore.
O GPF é um tipo de filtro de partículas que consegue tratar até 95% dos poluentes que seriam emitidos pelo automóvel. Esses filtros são responsáveis por reter nanopartículas danosas para o ser humano e o meio ambiente.
Essa tecnologia só estava presente em veículos a diesel antes, mas com o tempo viu-se a necessidade de aplicar em automóveis movidos a gasolina, por conta do crescimento dos índices de poluição atmosférica.
Como o GPF funciona?
Esse filtro extermina as partículas de carbono que iriam sair pelo motor e eleva o rendimento do consumo do combustível. O GPF, especificamente, não necessita de manutenção.
O filtro, formado por canais finos, é colocado na parte de trás do cano escapamento e tem uma camada de cerâmica na base do seu funcionamento. Essa camada é aquecida pelos gases até ficar extremamente quente e, com isso, as partículas que passarem por esse filtro serão eliminadas por conta da alta temperatura.
Essa tecnologia é mais sujeita a problemas em carros movidos a diesel, pelo fato de que os motores conduzidos por gasolina são menos complexos e os gases de escape possuem maior temperatura.
Tipos de regeneração em filtros de partículas
Atualmente, é obrigatório ter um filtro de partículas em todos os carros fabricados a partir de 2009. Os compostos nocivos são armazenados, até que, depois de um tempo a regeneração é feita, ou seja, eles são incinerados.
Há dois tipos de regeneração:
- Passiva: ocorre automaticamente, quando o carro anda por mais tempo e a temperatura do escape atinge 300°C, desintegrando as partículas poluentes.
- Ativa: quando a temperatura não se eleva naturalmente, um comando é feito através da injeção de combustível e o motor roda mais rápido, para que a temperatura aumente e elimine as partículas poluentes.
A manutenção é necessária, já que com o tempo o filtro começa a acumular as partículas e a capacidade de filtrá-las diminui. Por isso, é preciso limpar o filtro no intervalo de tempo que o fabricante sugere.
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