Stellantis revela nova plataforma para elétricos com autonomia de 800 km
‘STLA Large’ tem arquitetura global e sustenta veículos de diferentes categorias, como sedã, SUV e carros de luxo
Depois de muita expectativa, finalmente a Stellantis revelou a STLA Large, uma plataforma nova, flexível e nativa de BEV (Veículo Elétrico a Bateria), que servirá de base a uma vasta gama de lançamentos globais envolvendo o mercado de sedãs, SUVs e modelos de luxo.
Entre 2024 e 2026, o projeto vai incorporar o desenvolvimento de oito carros, que terão autonomia de até 800 km e potencial de aceleração de 100 km/h em apenas dois segundos, segundo a companhia.
Por meio da STLA Large, a multinacional promete ampliar a diversidade e a oferta de automóveis dotados de propulsão elétrica, porém com uma atribuição especial: resposta instantânea de torque combinada com emissão zero.
O objetivo da Stellantis
A STLA Large é uma das quatro apostas de BEV delineadas no EV Day 2021, evento organizado pela empresa para apresentar o programa de eletrificação da linha de produtos, inclusive o lançamento de veículos e plataformas, bem como uma meta ambiciosa de transição à mobilidade sustentável.
A nova base, além de dar suporte à parte considerável do futuro escopo, será fundamental para que os objetivos traçados no plano estratégico Stellantis Dare Forward 2030 sejam atingidos.
Inicialmente, a instalação está prevista para ocorrer em fábricas espalhadas na Europa e na América do Norte, sempre com a prerrogativa de variação multienergética, de modo a integrar os sistemas de propulsão híbrido e de combustão interna.
As características da STLA Large
A flexibilidade natural da plataforma permite que engenheiros e projetistas ajustem dimensões importantes durante a montagem, como a distância entre eixos, o comprimento total, a largura, a altura e a distância para o solo.
Empregando materiais de alta resistência, a base é otimizada em termos de peso e rigidez, a fim de influenciar o desempenho conforme a categoria do automóvel. De acordo com a Stellantis, cada item é embalado para maximizar o espaço interno utilizável e o armazenamento.
Além disso, o suporte aos sistemas de propulsão híbrido e de combustão interna mencionados contribui para fortalecer a transição elétrica em todo o planeta, viabilizando o desenvolvimento de uma rede de carregamento mais robusta e acessível.
“Criar uma família de veículos a partir de um conjunto bem projetado de componentes que seja flexível o suficiente para cobrir vários tipos de veículos e propulsões, atenderá a cada um dos nossos clientes de marcas icônicas”, disse o CEO do grupo, Carlos Tavares.
Compartilhe