Saiba como fazer o rodízio dos pneus de maneira correta

 Saiba como fazer o rodízio dos pneus de maneira correta

O rodízio de pneus é muito importante e pode ser feito de forma mista, cruzada ou em X, dependendo do modelo e tração de seu veículo

Seja sedan, hatch, SUV ou minivan: não importa a carroceria – se há uma coisa que todos estes modelos de veículo possuem em comum, com certeza, são os pneus.

Brincadeiras à parte, por mais que a mecânica dos automóveis siga um modelo quase que ‘padrão’ para seu funcionamento, os pares de pneus podem ser considerados um dos componentes principais após o motor.

Por isso, é importante sempre mantê-lo em bom estado e realizar um rodízio com o intuito de aumentar a vida útil deles. Mas muito se engana quem pensa que este revezamento pode ser feito de qualquer maneira. Por isso, explicaremos como esta troca deve ser feita corretamente.

Tudo começa com o bom estado

No mercado, há uma grande variedade de pneus que se adaptam melhor ao modelo da carroceria, ao peso do veículo e diversos outros fatores. 

Uma das principais funções deles, além de absorver impactos, é garantir uma direção segura para o motoristas, passageiros e terceiros. Por isso, é tão importante que os pneus estejam em bom estado, principalmente se o carro é utilizado diariamente.

E é justamente no dia a dia que estes impactos acabam desgastando a vida útil das borrachas e de forma diferente nas duplas dianteiras e nas traseiras. Nos carros com tração traseira, essa diferença no desgaste é ainda mais visível.

Homem apoiando o pé em cima de um pneu careca.

Apesar de rodar com pneus velhos, danificados e carecas não ser nem um pouco recomendado, já que essa prática aumenta os riscos de acidentes de trânsito, diversos motoristas utilizam da prática de fazer rodízio entre eles, já que os preços de novos pares estão nas alturas.

Como fazer o rodízio de pneus corretamente?

Esta ação consiste na troca da posição dos pneus de tempos em tempos, como colocar os dianteiros atrás e os traseiros na frente, para aumentar sua vida útil.

Porém, sempre que esta troca é feita, é necessário realizar um alinhamento e balanceamento dos pneus para garantir que tudo está no lugar correto e que sua direção não será prejudicada.

Quando falamos de periodicidade, o rodízio dos pneus é recomendado a cada 5 mil ou 10 mil km rodados. Porém, uma inspeção visual também pode ajudar a identificar se a dupla traseira está mais gasta. 

Na hora de trocá-los, também é importante se atentar em alguns detalhes: primeiro, se a tração do seu carro é dianteira ou traseira.

Para carros com tração dianteira, o indicado é que esse rodízio seja misto, ou seja, a troca de pneus deve ser feita de forma que as direções deles sejam mantidas. Assim, o pneu dianteiro esquerdo vai pra traseira esquerda e o direito para a direita. 

reparador arrumando a roda

Já em veículos com tração traseira, essa troca deve ser cruzada. O esquema fica o seguinte: os pneus traseiros vão para a frente na mesma direção (esquerdo na esquerda e direito na direita), enquanto os dianteiros vão para trás em direções opostas (esquerdo na direita e direito na esquerda), ou seja, cruzados.

Em carros off-road, onde os pneus são designados para aguentar maior peso e absorver mais impactos, a troca também é diferente.

Neste modelo, o rodízio é feito em X; assim, o pneu esquerdo traseiro vai para a frente na direita; o direito traseiro para a frente na esquerda; o dianteiro esquerdo vai para trás na direita e o dianteiro direito vai para trás na esquerda.

Por fim, sempre que houver dúvidas ou não conseguir trocar sozinho, busque sempre a ajuda de seu mecânico de confiança. Ele saberá te guiar para realizar a troca corretamente.

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