Roubo de catalisador: por que o índice é tão alto?
O roubo de catalisador é uma prática mais comum do se imagina, pois seus itens valem mais que ouro.
Você sabia que debaixo do capô do carro existe um metal mais valioso do que ouro? Não à toa, ele se tornou grande alvo de furto. Os catalisadores são responsáveis por neutralizar gases tóxicos, e, portanto, indispensáveis sobretudo ao atual cenário de busca pela menor emissão de poluentes.
Montados no interior de cápsulas produzidas em aço inoxidável, esses componentes possuem uma colmeia cerâmica, onde se localiza uma camada de metais nobres, como platina, paládio e ródio (este, subproduto dos dois anteriores).
São esses metais que possibilitam a reação química necessária antes de liberar os gases de forma bem menos nociva à atmosfera. Para se ter uma ideia, o preço da platina por grama está em R$ 154,48, enquanto o paládio pode render R$ 308,00 por grama. O ródio, por sua vez, vale aproximadamente R$ 492,00 a grama.
Já a grama do ouro é mais cara apenas do que a platina, batendo R$ 304,00.
A quantidade desses metais utilizados em cada catalisador é a seguinte:
- 1,89 gramas de platina;
- 0,29 gramas de paládio;
- 0,10 gramas de ródio.
Embora a quantidade não pareça tão significativa, tais metais possuem diversas aplicações nas indústrias, e isso já basta para chamar atenção de criminosos.
Vejamos o caso do ródio: em uma tonelada de crosta terrestre, hoje é possível encontrar apenas 0,001g do metal, o que o torna incrivelmente raro e valioso.
Quando o catalisador deve ser substituído?
O catalisador que vem de fábrica nos automóveis costuma resistir muito bem até os 80 mil km rodados. Por isso, se você precisar levar o carro a um reparo emergencial por qualquer razão em uma oficina desconhecida e o mecânico sinalizar a necessidade de troca antes desta quilometragem, desconfie. É bom saber também que não existe conserto para o catalisador, apenas substituição.
Outro ponto importante é entender o maior sinal que o veículo apresenta quando o catalisador já não está cumprindo bem a sua função. Via de regra, o carro perde potência de forma considerável, e o maior inimigo do catalisador é o combustível adulterado. Então, abasteça apenas em postos de bandeiras conhecidas.
Por fim, é bom saber que as peças para reposição vendidas no mercado possuem uma vida útil menor em relação àquelas de fábrica, rendendo aproximadamente 40 mil km.
Leia também: Saiba o que é o Ciclo Otto e como ele opera.
Compartilhe