Recursos existentes no carro, mas passíveis de cobrança para o uso

 Recursos existentes no carro, mas passíveis de cobrança para o uso

Marcas lucram para desbloquear funções desativadas de fábrica; descubra itens podem ser negociados à parte por oito montadoras

Há algum tempo, a Tesla (do excêntrico e polêmico Elon Musk) iniciou uma prática de mercado que aos poucos foi se espalhando e sendo adotada pela concorrência mundo afora: o desbloqueio de recursos já presentes nos veículos, mediante o pagamento de uma taxa extra para o uso. Os chamados “itens ocultos”.

A norte-americana recebe à parte para disponibilizar, por exemplo, a atualização do software que eleva a autonomia do automóvel, utilizando as baterias que eles possuem de fábrica. Ou seja, o potencial que está na mercadoria depende de uma graninha a mais para ser liberado de fato ao consumidor. 

Outra funcionalidade da montadora cobrada por fora é a versão mais avançada do sistema de condução semiautônoma Autopilot, aberto ao sedã Model 3 pela bagatela de US$ 9 mil, aproximadamente R$ 43 mil, via compra do pacote Full Self Driving. 

Por isso, tendo ou não cash para um Tesla, é importante observar quais aplicações realmente vêm disponíveis quando se adquire um carro, visto que outros fabricantes também agem assim. As facilidades dadas pelo atual governo para fomentar a compra de novos elevaram bastante a procura e aumentaram ainda mais a urgência desse alerta.

Quando a cobrança pode ocorrer?

O pagamento geralmente é exigido quando os veículos são equipados com ferramentas adicionais ou atualizações de software não inclusas na configuração padrão do modelo ou pacote básico.

A variedade abrange desde funções de conectividade avançada, como sistemas de navegação por GPS, acesso a aplicativos ou recursos de entretenimento, até itens de segurança como assistência de condução avançada, câmeras de visão traseira ou sensores de estacionamento.

As montadoras podem oferecê-los como pacotes opcionais ou atualizações que os proprietários adquirem por meio de parcela adicional. Normalmente, a funcionalidade já se encontra ali, mas desativada de fábrica, como informado.

Nesses casos, essas aplicações “ocultas” são desbloqueadas via software, por meio de empresas especializadas. Contudo, é importantíssimo ressaltar: quando esse tipo de liberação não ocorre na concessionária, o fabricante pode até anular a relativa garantia. Para evitar isso, as próprias montadoras passaram a cobrar a habilitação das ferramentas.

Tendo em vista todo esse panorama, vale analisar antes da compra o que vem no preço base, o que é opcional e o que é obrigatório. Leia atentamente termos e condições a serem assinados para entender quaisquer custos suplementares associados ao desbloqueio.

Funções que podem ser ativadas isoladamente por cada fabricante

Volkswagen: conectividade avançada, como streaming de música online ou integração de aplicativos adicionais; recursos de segurança, como assistente de frenagem de emergência ou alerta de colisão.

Ford: assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo ou sistema de estacionamento automático; recursos de entretenimento, como acesso a serviços de streaming de áudio ou vídeo.

BMW: condução autônoma em níveis superiores, como piloto automático em congestionamentos ou assistente de mudança de faixa; recursos avançados de infotainment, como integração com smartphones ou serviços de concierge.

Mercedes-Benz: proteção avançada, como frenagem de emergência com detecção de pedestres ou assistente de ponto cego; recursos de conforto, como ajustes personalizados de assento ou controle de climatização remoto.

Audi: assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go ou assistente de congestionamento; recursos de infotainment, como navegação por satélite avançada ou integração de smartphones.

Volvo: segurança adicional, como sistema de aviso de ponto cego ou assistente de permanência em faixa; recursos de conforto, como massagem nos assentos ou ajustes de direção personalizados.

Porsche: desempenho aprimorado, como modos de condução esportiva adicionais ou controle dinâmico do chassi; conectividade avançada, como integração de smartphones ou serviços de informação de tráfego em tempo real.

Toyota: assistência e proteção, como controle de cruzeiro adaptativo e sistema de prevenção de colisões com frenagem automática; recursos de entretenimento, como serviços de streaming de áudio ou vídeo.

Lembre-se: a disponibilidade e os custos específicos para liberar os itens adicionais variam entre modelos e pacotes oferecidos por cada montadora.

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