“Perfume de gasolina”: o novo lançamento da Ford

 “Perfume de gasolina”: o novo lançamento da Ford

Produto faz parte do marketing do novo Mustang Mach-E GT, um clássico que volta elétrico

Durante a realização do Goodwood Festival of Speed, festival anual de corrida nas montanhas, a Ford anunciou um perfume com cheiro de gasolina como forma de divulgar seu novo carro, o Mustang Mach-E GT.  

A fragrância recebe o nome de Mach-Eau, em tradução direta, água de Mach – referência ao carro elétrico em lançamento. A criação do perfume deve-se a uma pesquisa encomendada pela própria Ford. 

O estudo buscava entender as principais queixas de usuários de carros elétricos. Um a cada cinco motoristas revelou que a maior saudade era em relação ao cheiro característico de postos de gasolina. Pensando nisso, a fabricante pediu à consultora de fragrâncias Olfiction que desenvolvesse um produto que se adequasse à demanda.

Segundo a Ford, o perfume é para quem deseja a modernidade e os carros elétricos, porém, mantém uma preferência pelos cheiros antigos, como o da gasolina. 

Para conseguir criar a fragrância, foi preciso analisar o cheiro de diversas partes do carro, como motor, interior do carro e tanque de gasolina. Entre os ingredientes estão: lavanda, gengibre azul, sândalo e gerânio. Um dos segredos, de acordo com a marca, é a lembrança do cheiro do clássico Mustang a combustão.

O desenvolvimento desse tipo de produto serve como tentativa para popularizar os elétricos. Aliadas a políticas públicas, as ações parecem surtir efeito, somente no primeiro trimestre de 2021, a venda de carros elétricos cresceu 141%, resultando em 1,1 milhão de unidades vendidas, segundo dados da Agência Internacional de Energia.

Além do perfume de gasolina, outras medidas já haviam sido idealizadas por outras empresas, como a BMW e a Volkswagen. As empresas desenvolveram um ‘ronco fake’ de motor, para assemelhar os carros elétricos aos de combustão. 

O Mach-Eau não será comercializado, servindo apenas como marketing para alavancar a venda do novo veículo elétrico. O modelo chega em duas versões: o Mustang Mach-E GT e o Mustang Mach-E GT Performance Edition.

Respectivamente, os veículos possuem aceleração de 0 a 96km/h em 4,8 segundos e 3,5 segundos. A performance é explicada pela potência do motor de 480 cv, ou 358 kW. A autonomia também é destaque, 402 Km no GT, e 370 no GT Performance. 

Uma novidade do modelo é o modo Unbridled Extend, que aumenta o desempenho e a estabilidade do carro. Ambas as versões também recebem cores especiais: Cyber ​​Orange Metallic Tri-Coat e  Grabber Blue Metallic, além das cores padrão. O preço parte de US$ 59.900, para o modelo GT, e US$ 64.900, para o modelo GT Performance.

Compartilhe