O fim dos ruídos no interior do carro
Há quem goste do ronco do motor e até faz customizações para que os ruídos do carro sejam ainda mais intensos. Mas há também aqueles que preferem o silêncio e fazem de tudo para que o carro esteja sempre com a manutenção e, assim, fugir dos ruídos. Pensando nessa, a Hyundai está desenvolvendo uma tecnologia inovadora que promete acabar de uma vez por todas com todo tipo de barulho no interior do carro.
Mas antes era preciso mapear a origem dos ruídos. Para isso, foram identificadas três fontes: o som do motor, claro, o contato da roda com a superfície e o vento. Vale lembrar que, no caso dos carros elétricos, o volume do motor é quase nulo, o que torna ainda mais necessária essa transformação na acústica dos carros como um todo.
Com essa avaliação sobre a origem do barulho em mãos, a montadora resolveu botar a mão na massa para criar o Hyundai Controle Ativo de Ruído (RANC), cuja tecnologia tem como base um software que analisa o som do interior do veículo para reduzir os ruídos de maneira mais eficaz do que os isolamentos acústicos, que costumam deixar os carros mais pesados e nem sempre são capazes de isolar por completo.
O sistema usa peças muito mais leves, como microfones e controladores que monitoram o ruído. O princípio é o seguinte: por meio de um sensor de aceleração, o RANC calcula a vibração que vem da estrada até o carro. O computador, então, analisa esse material e, em apenas 0,002 segundos, produz uma onda sonora invertida que “combate” esses sons externos.
Segundo testes, que consideravam a velocidade do carro e diferentes tipos de pista, a diminuição do ruído na cabine pode ser de até 3db, o que significa aproximadamente a metade do nível de ruído sem a tecnologia. Com a inovação, além de deixar os consumidores mais felizes, a Hyundai vai precisar cada vez menos de produtos para o isolamento acústico. A tecnologia, que levou anos de pesquisa, vai ser aplicada no novo modelo da montadora, o Genesis.
Compartilhe