Nakata destaca dicas de diagnóstico e reparo do terminal de direção

 Nakata destaca dicas de diagnóstico e reparo do terminal de direção

Queixas de barulho, vibrações ou folga na direção são problemas comuns para donos de carros que vão a oficinas. Quando se deparam com esses contratempos, os mecânicos podem realizar um diagnóstico errado se não possuírem conhecimento técnico e estiverem desatualizados. Como saber se é folga de direção ou problema no terminal de direção?  O gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, dá algumas dicas infalíveis para sanar essa questão:

“Quando há desgaste do terminal de direção os sinais mais comuns que surgem são vibração, ruídos e aumento na folga da direção. É preciso ficar atento se existe trepidação. Em caso afirmativo, essa condição pode indicar, também, outros problemas, como falta de balanceamento de rodas, por exemplo. O ideal é fazer, também, uma revisão completa no sistema de direção e suspensão. Se houver folga no terminal de direção, é recomendada a troca imediata do componente”.

Jair também ressalta que a coifa necessita estar intacta para evitar a contaminação do lubrificante da peça. O especialista esclarece que, no momento da substituição, é importante ficar atento às peças “parecidas”, pois cada veículo tem o componente que se encaixa perfeitamente no sistema. De acordo com ele, é recomendável conferir o catálogo do fabricante para verificar se a peça é a correta para o modelo do carro a ser reparado. “Toda vez que for feita a substituição do terminal de direção, é necessário fazer alinhamento do veículo”, finaliza o gerente de qualidade.

Os terminais de direção têm a função de interligar a articulação axial com a roda do veículo, possibilitando movimentos angulares. Devido ao uso, esses componentes de segurança apresentam desgaste natural pelo tempo, por isso é importante fazer inspeção a cada 10.000 km por um especialista

A Nakata possui portfólio completo da linha de sistema de direção. Com padrão rigoroso de qualidade, os terminais de direção da marca ocupam o primeiro lugar na avaliação dos mecânicos, segundo a pesquisa IBOPE.

Sabendo da importância de manter os reparadores atualizados com informações de produtos e aplicações, a Nakata desenvolveu diferentes canais digitais que possibilitam oferecer conhecimento instantâneo ao alcance de um clique. Basta o material abaixo:

– Catálogo eletrônico – (dados instantâneos de produtos, dicas e fotos, códigos e referências de fácil acesso)

https://www.catalogonakata.com.br/

– YouTube Componentes Nakata (vídeos com dicas de aplicação e gestão) https://www.youtube.com/user/ComponentesNakata

– Instagram Feras da Oficina: 

https://www.instagram.com/ferasdaoficina/

– Blog Nakata (informações sobre manutenção, carreira, tecnologia, peças e E-Book)

https://blog.nakata.com.br/category/para-o-vendedor/

– EAD (cursos online sobre amortecedores, sistemas de suspensão e direção)https://www.nakata.com.br/treinamento

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