Manutenção do ar-condicionado automotivo: como fazê-la
Mau cheiro e falta de potência indicam que pode ter chegado a hora de trocá-lo.
Assim como os outros componentes de um veículo, o ar-condicionado precisa de uma manutenção periódica para que o ar continue sendo filtrado corretamente. O procedimento deve ser feito mais vezes quando estamos no verão, e, como vivemos em uma região tropical como o Brasil, o serviço é ainda mais necessário.
Como funciona um ar-condicionado automotivo?
O ar-condicionado possui mais de uma função, e todos os itens que vão na sua composição ajudam a realizá-las. As principais são: aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem e ventilação de ar.
Os componentes do ar atuam em conjunto, regulando a umidade e temperatura interior da cabine, assim como ajudam a manter a limpeza e o movimento do automóvel. Mas para realizar todas essas funções, cada item do ar-condicionado tem sua responsabilidade específica. Vamos explicar cada um.
Compressor
Principal componente do ar-condicionado, ele recolhe o fluido refrigerante, além de armazená-lo e liberá-lo de forma pressurizada e aquecida.
Condensador
Após o fluído ser liberado, ele passa pelo condensador, que é um mini radiador cuja função é resfriar esse ar quente que está pressurizado.
Evaporador
Atuando de modo contrário ao condensador, ele recebe o fluido já resfriado, absorve o calor externo do carro e libera o ar gelado para dentro da cabine.
Válvula de expansão
Essa peça controla a quantidade de gás liberada para o evaporador, mantendo a cabine fria, mas não exageradamente.
Filtro secador
Por fim, temos o filtro secador, responsável por impedir que todas as partículas, ácidos e substâncias da umidade passem do ar para o compressor.
Como fazer a manutenção correta?
Agora que sabemos quais são as partes de um ar-condicionado, devemos aprender a higienizá-las e trocá-las de modo correto e seguro.
Em primeiro lugar, é importante ler o manual do veículo para tirar possíveis dúvidas iniciais. Nele há características e informações técnicas sobre cada um dos componentes do carro e do ar condicionado.
Leia também: Tudo sobre o sensor de temperatura.
Mas justamente por ser técnico demais, o manual pode não resolver as questões para quem é mais leigo no assunto. Portanto, é válido pedir ajuda a mecânicos profissionais e de sua confiança.
A manutenção do ar-condicionado também envolve trocar o filtro de cabine, pois ele tende a ficar sujo com o tempo, acumular sujeiras e bactérias provenientes do ar externo. Alguns sinais para substituição são a perda de força do equipamento e o mau cheiro.
Ambos os fatores ocorrem porque o produto não consegue mais impedir que os resíduos poluentes entrem pelo filtro. Rasgos, falhas, e até mesmo dobras diferentes no papel do filtro também indicam que está na hora de trocar a peça.
Além disso, manutenções preventivas são sempre recomendáveis para antever problemas e evitar dores de cabeça lá na frente.
Avaliar o filtro a cada 15 ou 30 dias, dependendo da quantidade de poeira que há onde você mora, é uma ótima maneira de saber quando trocá-lo. Ligar o ar-condicionado nos dias frios também ajuda a não deixá-lo parado, além de realizar a função de aquecimento.
Em geral, ligar o aparelho ao menos 10 minutos por dia evita o desgaste das peças e mantém o processo de filtragem por mais tempo.
Compartilhe