Guia da Valeo reforça a importância da manutenção preventiva da embreagem
Marca preparou um passo a passo para que os proprietários mantenham em dia a saúde de todo o conjunto; confira
A embreagem é um componente vital para os automóveis equipados com câmbio manual. Sua função principal é conectar e desconectar o motor do sistema de transmissão, permitindo que o condutor controle a transferência de energia entre o propulsor e as rodas.
Por isso, como agente crítico no processo de troca de marchas e no repasse da potência de uma parte a outra, é de extrema importância que a embreagem passe por cuidados específicos, a fim de mitigar os riscos de falha mecânica.
Ciente disso, a Valeo preparou um guia para explicar por que a revisão periódica desse conjunto é tão crucial. Nele, a marca fornece um passo a passo simples para que o proprietário conserve a operação do veículo em perfeitas condições.
E como não podia ser diferente, é claro que o Reparador S/A selecionou os trechos mais relevantes da cartilha para apresentar aos leitores. Acompanhe.
A função preventiva da manutenção da embreagem
Antes de tudo, cabe reforçar o seguinte: a manutenção preventiva é a chave para fugir de gastos dispendiosos no futuro. Mesmo que o foco, agora, seja a transmissão, saiba que esse alerta serve para qualquer componente crítico do automóvel.
Quando a embreagem está desgastada ou mal-ajustada, pode haver problemas como: patinação dos pneus, dificuldade em engatar as marchas e, até mesmo, estrago nos elementos pares do conjunto.
De acordo com o guia da Valeo, os principais ganhos obtidos com a atenção contínua sobre a embreagem são:
- Economia financeira: A manutenção preventiva sempre será mais econômica do que a substituição de uma embreagem danificada. Ignorar os sinais de deterioração tende a resultar em consertos mais caros à frente.
- Segurança: Uma embreagem desgastada leva a problemas de dirigibilidade e aumenta o perigo de acidentes. Mantê-la nas devidas condições é imprescindível para evitar vulnerabilidades nas estradas.
- Durabilidade: Com a manutenção oportuna, a embreagem poderá receber os cuidados que irão prolongar sua vida útil.
O passo a passo da Valeo para uma revisão completa
1. Verificação do fluido da embreagem:
- Abra o capô do veículo e localize o reservatório de fluido da embreagem. Geralmente, fica perto do reservatório de fluido do freio.
- Verifique o nível. Se estiver baixo, adicione o produto recomendado pelo fabricante até atingir a marca adequada.
- Certifique-se de que o líquido não apresenta sinais de contaminação ou sujeira.
2. Ajuste do pedal da embreagem:
- Entre no veículo e pressione o pedal da embreagem até o final.
- O ajuste ideal deve permitir uma folga de um a dois centímetros antes de sentir resistência.
- Se o pedal estiver muito próximo ao assoalho ou alto demais, será preciso fazer uma regulagem. Consulte o manual do proprietário ou um mecânico profissional para obter as orientações corretas.
3. Lubrificação dos componentes:
- Inspecione cabos e outros itens da embreagem em busca de anomalias ou corrosões.
- Aplique o lubrificante apropriado nas articulações e conexões para evitar o atrito excessivo e favorecer a longevidade dos componentes.
Ao seguir essas orientações, você colabora para que a embreagem funcione de forma eficiente e confiável. Com todo o conjunto em boas mãos, dá para desfrutar de uma condução suave e bem mais segura por muitos quilômetros. A Valeo garante!
Compartilhe