Garantia do veículo: quais componentes e serviços estão incluídos?

 Garantia do veículo: quais componentes e serviços estão incluídos?

Algumas montadoras oferecem garantias de três anos, outras podem oferecer até cinco

Sabemos que imprevistos acontecem e, para quem tem um carro, essa frase às vezes se torna comum até demais.

Os veículos contam com uma vida útil, assim como seus componentes. Porém, alguns desses podem apresentar problemas (seja de fábrica ou não) antes do tempo esperado.

Pensando nisso, as montadoras dão, na hora da compra, um determinado período de garantia, que pode incluir a troca, manutenção e outros serviços para o comprador não se preocupar.

Hoje, explicamos um pouco sobre como funciona essa garantia e o que ela pode ou não incluir. Confira:

As garantias básicas

Quando compramos um carro novo, não esperamos que problemas venham a aparecer logo. Apesar disso, caso aconteçam imprevistos, a garantia pode ser uma grande aliada nesse momento.

A garantia de um veículo pode variar tanto de acordo com seu modelo de fabricação quanto de acordo com as preferências da montadora.

Porém, o Código de Defesa do Consumidor garante, neste primeiro momento, 90 dias de garantia para bens duráveis, incluindo veículos.

Além destes quase 3 meses, as montadoras costumam dar um período que pode variar em cerca de dois anos – às vezes, até mais – para proteger o cliente de defeitos que só podem ser notados com o uso do carro, por exemplo.

Algumas montadoras oferecem garantias de 3 anos, como a Fiat; outras oferecem garantia de 5 anos, como a Hyundai e, algumas estendem este período por um tempo bem maior, como a Volvo, que iniciou recentemente seu programa de garantias vitalícias.

O que está e não está incluso?

Num geral, as garantias protegem o carro em situações de problemas ou danos na suspensão e em peças que precisam ser originais, como o motor.

Defeitos na elétrica e direção também costumam ser consertados pela montadora sem custo adicional. Além disso, algumas revisões após certa quantia de quilômetros rodados também podem estar inclusas no pacote.

Porém, em caso de problemas no carro causados por mau uso do motorista e de peças desgastadas, a garantia não cobre.

O mesmo acontece se você perder o prazo das revisões. Por isso, é necessário tomar muito cuidado e tirar todas as dúvidas sobre a garantia na hora da compra.

Por fim, em casos de acidentes, pode variar dependendo da montadora, mas o motorista deve levar o carro à oficina em, no máximo, 2 meses para conseguir a garantia.

E se o carro for usado?

Carro usado também pode ter garantia! Porém, as condições para que isso aconteça são um pouco diferentes dos carros comprados na concessionária, por exemplo.

A garantia existe se o carro é comprado em uma loja; assim, a garantia dos 90 dias está inclusa, além da garantia que a loja pode oferecer. Essa última pode variar bastante de acordo com as condições do vendedor. 

Se a compra for feita a partir de um vendedor particular, a garantia não existe e você estará por sua conta e risco. 

Assim, duas situações podem acontecer: em uma delas, a garantia de fábrica ainda está vigente e passará para o novo dono. 

No segundo caso, se o vendedor passou o carro com um problema e não avisou o comprador, o problema pode ser levado à Justiça.

Compartilhe