Freios ABS: Tudo o que você precisa saber sobre o equipamento de segurança

 Freios ABS: Tudo o que você precisa saber sobre o equipamento de segurança

No Brasil, o sistema de freios ABS só passou a ser obrigatório em 2014

A indústria automotiva, desde seus primórdios, sempre esteve pensando e trabalhando em atualizações para aprimorar a segurança e qualidade da direção dos consumidores.

Assim, diversos modelos de carros atuais ganham atualizações em seus equipamentos de segurança quase que anualmente; o conjunto destas ‘peças’ é conhecido como o pacote de segurança do carro.

Neste pacote, é comum ter alguns sistemas como os de airbags (além dos frontais, também os laterais), assistentes de tração, alertas de colisões e de pedestres e, principalmente, os freios ABS.

Nesta matéria, explicamos como funcionam os tão famosos freios e sua importância para a segurança do motorista e dos demais passageiros. Confira abaixo!

O surgimento do ABS e sua importância

Os freios ABS – ou em inglês, Antilock Braking System – compõem um sistema eletrônico que auxilia os freios já existentes do carro.

Ao contrário do que se imagina, o ABS é um sistema não tão recente: inventado em 1978 através de uma parceria da Mercedes com a Bosch, o primeiro carro equipado com estes freios foi um Mercedes-Benz Classe S, além de outros protótipos.

No Brasil, os freios ABS só chegaram ao mercado em 1991, em um VW Santana. Apesar de ‘cedo’, o sistema ABS só passou a ser obrigatório em 2014, através das Resoluções nº 311 e 312 do Contran.

A obrigatoriedade deste sistema é devido ao aumento da segurança do carro, pois o funcionamento do ABS faz com que a eficácia da frenagem seja muito maior do que os freios normais. 

Isso porque o tempo de frenagem é diminuído ao utilizar o ABS, já que a aderência do pneu com o solo é mantida e as rodas não deslizam. Mas, você deve estar se perguntando: como isso acontece?

Como os freios ABS funcionam?

Quando os freios ABS foram criados, seu peso total poderia chegar a cerca de 6,3 kg; porém, com as tecnologias de hoje, o equipamento pesa, no máximo, 1,5 kg.

O sistema ABS é composto por meio de sensores que analisam as rodas do veículo e suas rotações, identificando quando a velocidade é alterada bruscamente.

Porém, ao invés de travar totalmente as rodas, o sistema ABS funciona de maneira um pouco diferente. Enquanto os freios comuns interrompem totalmente o movimento das rodas, o ABS vai reduzir a velocidade.

Porquê isso é relevante? Te explicamos! Quando as rodas param bruscamente, o carro perde a direção e pode causar um acidente. 

Já o ABS vai freando aos poucos, diminuindo a velocidade do automóvel sem fazer com que o motorista perca o controle. 

Quando pressionado, o motorista pode experienciar uma grande diferença entre os freios ABS e os comuns, como sentir pequenas trepidações – comuns – ao pressionar o pedal.

O ideal é que o pedal seja pressionado até o final e o motorista desvie do obstáculo à frente com o volante; assim, o sistema irá calcular por si só a quantia de frenagem que o carro precisa numa emergência.

O sistema ABS é composto por um módulo central, equipado ao sistema do veículo, e um sensor em cada roda que envia sinais para a central. Hoje, todos os carros em circulação são obrigados a ter o ABS instalado.

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