Carro esportivo ou esportivado? Diferenças além do design
Ambos possuem latarias detalhadas, mas um conta com maior potência e desempenho.
Atualmente, é possível encontrar carros para todos os tipos de gostos e bolsos. Sejam eles modelos mais comuns ou que chamam atenção por onde passam, sempre há um carro ideal para cada tipo de pessoa.
E, no meio de todas estas várias opções, existem os carros que figuram no mundo automotivo, destacando-se por sua potência ou velocidade, design autêntico ou pelos seus modelos esportivos ou esportivados.
Porém, na hora de comprar, é muito importante se atentar aos detalhes e ficar de olho nas diferenças entre esses dois tipos de carros, para, no final, não acabar se confundindo.
Afinal, você busca um carro esportivo ou esportivado? Confira na matéria e descubra as diferenças entre eles – que vão muito além de um nome parecido.
Potência e performance
Umas das principais características que se destacam quando falamos sobre um veículo esportivo são a potência e sua performance nas ruas e pistas. Já que é comum que este desempenho seja maior do que os dos automóveis comuns, já que, geralmente, os carros esportivos costumam ter mais cavalos no motor.
Além disso, seu sistema de suspensão, direção e de freios são recalibrados, além de possuir uma carroceria mais forte.
Suas molas, barras estabilizadoras e amortecedores são especialmente pensados para esse tipo de carro, porque uma maior potência exige também um maior desempenho e resistência destes outros componentes.
Já os esportivados, em questão de potência, terão os mesmos motores e componentes que os comuns, podendo ter algumas pequenas diferenças.
Design diferente
Outro ponto que é um diferencial nos carros esportivos é o design, que, além de servir para chamar atenção do público, tem o intuito de dar uma maior dinâmica para o automóvel. O motor, por exemplo, é localizado na parte da frente ou no meio do carro.
Além disso, é comum que muitos modelos tenham apenas dois lugares. Porém, com o passar dos anos e o avanço da tecnologia automotiva, alguns carros começaram a ter quatro lugares.
Já no caso dos esportivados, a única coisa que os aproxima dos modelos esportivos é o design. Mas, como?
Com adesivos na pintura, acabamentos internos e externos mais detalhados e rodas diferentes. Todos estes detalhes fazem um carro comum parecer esportivo e chamar a mesma atenção, mas só deixam parecido mesmo, porque existe muita diferença, começando pelo preço.
Nomenclatura
E as diferenças não param por aí. As siglas também são um recurso utilizado para realizar as diferenciações, já que é comum que carros esportivados contenham a sigla RS (Racing Spirit) ou Sport acompanhando o nome.
Já os verdadeiros esportivos contam com a sigla SS (Super Sport). Uma diferença sutil, mas que, quando comparados em potência e desempenho, torna-se gigante.
Afinal, qual compensa mais?
Bom, apesar de tudo, essa pergunta só pode ser respondida por você mesmo, após analisar bem o carro que procura. Porém, algumas informações auxiliam a diferenciar o que é melhor para seu gosto e também bolso.
Se você busca dirigir uma caranga com aparência esportiva, mas ter uma maior economia de combustível, seu modelo ideal é um esportivado, principalmente em trechos mais urbanos.
Porém, se suas prioridades são design, velocidade e boa performance em qualquer tipo de via, é melhor acelerar um verdadeiro esportivo, mas sempre usando cinto de segurança e com responsabilidade no trânsito.
Compartilhe