Divisão ‘Ford Performance’ é lançada oficialmente na América do Sul

 Divisão ‘Ford Performance’ é lançada oficialmente na América do Sul

Estratégia visa promover a marca, expandir os negócios e transferir tecnologia das pistas para os carros de rua

A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e competição da Ford, chegou oficialmente ao Brasil, como parte da expansão global das operações da marca. O lançamento abrange, ainda, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, na América do Sul, com um plano de negócios focado em inovação tecnológica e emoção.

A novidade foi anunciada pelo diretor de Vendas, Marketing e Serviços da montadora, Antonio Baltar Jr, durante o Festival Interlagos, ocorrido semana passada no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo/SP. 

“A Ford nasceu nas pistas e a competição faz parte do nosso DNA. A Ford Performance é hoje a divisão responsável por levar adiante esse legado vitorioso, trazendo veículos e experiências exclusivas que combinam alto desempenho, estilo de vida e emoção”, revelou o executivo.

Veículos e experiências exclusivas

A Ranger Raptor é o primeiro veículo desenvolvido pela Ford Performance disponível no Brasil. Em outros mercados da região, estão presentes também a F-150 Raptor (Argentina, Chile, Colômbia e Peru) e o Explorer ST (Chile, Colômbia e Peru).

A picape promete rapidez em qualquer terreno, equipada com motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, e suspensão com amortecedores Fox. A Ford também está usando o nome Raptor para o próximo desafio do Rally Dakar na Península Árabe, com a nova Ford Raptor T1+.

Além de ampliar a linha com novos veículos, o portfólio da Ford Performance planeja oferecer futuramente experiências únicas aos clientes, como “track days”; roteiros diferenciados na estrada e fora dela; participação em eventos esportivos globais na região; e licenciamento de produtos.

A ideia é disponibilizar ao consumidor novas formas de interagir com a marca, bem como a chance de expressar paixão pelo esporte e conexão com o estilo dinâmico e emocionante do automobilismo. Tudo isso ajuda a expandir continuamente os negócios.

Fora os veículos já disponíveis na região (Ranger Raptor, F-150 Raptor e Explorer ST), a Ford Performance também traz o Mustang GT Performance e o Mustang Mach-E GT Performance.

Sétima geração do ícone, o Mustang GT Performance combina a potência bruta do motor Coyote V8 de 488 cv com um nível inédito de prazer de dirigir. Já o Mustang Mach-E GT Performance é uma proposta totalmente nova, unindo o carisma do Mustang com carroceria crossover e propulsão elétrica. 

Com potência de 487 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, ele é o mais forte e rápido da categoria e sua bateria tem autonomia de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 km pelo método WLTP.

Emoção, tecnologia e negócios

A Ford iniciou este ano o maior programa de competição da sua história, que inclui o retorno à Fórmula 1 em 2026. A marca reforça que o investimento pretende tornar as corridas um negócio lucrativo dentro e fora das pistas através da venda de veículos, pacotes de preparação, licenciamento e merchandising. 

Outro aspecto importante da Ford Performance é a transferência de tecnologia. “Correr nos ambientes mais difíceis do mundo nos permite desenvolver e testar tecnologias que podem chegar rapidamente aos nossos veículos e melhorar a vida dos clientes”, disse Baltar Jr.

“Temos vários exemplos de aprimoramentos que foram trazidos ao mercado dessa forma, incluindo itens de segurança, eficiência e aerodinâmica”, completa.

O novo freio de drift do Mustang GT Performance é um dos recursos exclusivos do esportivo que foram criados originalmente para as pistas. Da mesma forma, a tecnologia da suspensão da Ranger Raptor é inspirada nos veículos baja de competição no deserto.

Assista à cobertura exclusiva que a TV Mobility, nosso canal parceiro no YouTube, fez sobre a edição de automóveis do Festival Interlagos 2024, ocorrida entre os dias 9 e 11 de agosto em São Paulo/SP.

Compartilhe