Controle de embreagem: tudo o que você precisa saber
Entenda o passo a passo para um bom controle de embreagem, além de seu funcionamento e dicas para prolongar a vida útil desse item.
O controle de embreagem é um aspecto necessário para se dirigir com segurança e astúcia. Pode ainda parecer complexo para muitos; porém, com as orientações certas e o entendimento dessa atividade, tudo fica descomplicado.
Sobre isso, vale destacar que o ponto ideal varia de veículo para veículo. Então, é imprescindível que o motorista saiba identificar a medida correta para o seu, e, claro, consiga aplicá-la.
Dificuldades iniciais
Embora essencial, o controle da embreagem é uma das maiores dificuldades para quem está em busca da sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Geralmente, os alunos ficam nervosos, mostrando dificuldade de encontrar a coordenação motora ideal.
Dada a obrigatoriedade do uso de carros manuais nas autoescolas brasileiras – salvo exceções de condicionamento físico – não há como escapar desse ensinamento. Normalmente, a prática se inicia já nas primeiras aulas práticas, para que haja o aprimoramento nas próximas até a cobrança na avaliação final.
Logo, se você estiver se preparando para a prova do Detran, pratique bastante. A recomendação é de que esses treinos ocorram em áreas tranquilas, sem tanta movimentação de pessoas e outros veículos. Além da prática, é importante saber a teoria.
Diante disso, o primeiro passo para o domínio pleno é entender o objetivo do controle da embreagem. É simples. Esse processo tem como função manter o automóvel parado em um aclive ou declive – ou seja, subida ou descida – usando apenas dois pedais: o da embreagem, e o do acelerador.
Trata-se de um componente vital, já que ele garante segurança ao trafegar em cidades onde predominam vias inclinadas, como São Paulo, Belo Horizonte etc.
O controle de embreagem nas subidas e descidas
Saber realizar de maneira eficiente o controle de embreagem é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Mas, mais do que isso, tal conduta garante qualidade e segurança ao cotidiano no trânsito.
A partir disso, um condutor habilitado deve ser capaz de conduzir com tranquilidade em regiões íngremes, sabendo identificar e aplicar a meia embreagem, isto é, o ponto ideal de controle.
Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.
Se o veículo estiver indo para frente, é necessário pisar mais na embreagem, mas sem tirar o pé do acelerador, de modo a evitar que a máquina morra.
Agora, caso o automóvel esteja recuando, “caindo”, é sinal de que o condutor pisou com força excessiva na embreagem. Nessa situação, ele deve suavizar o movimento aos poucos, até estabilizar.
Uma maneira de perceber se foi encontrada a medida correta, especialmente nas subidas, é através do volante. Se ele estiver tremendo, trepidando, é sinal de que você provavelmente atingiu o objetivo.
Também vale ressaltar que o controle de embreagem não deve ser feito em excesso, tampouco durar muito tempo. Caso contrário, alguns problemas poderão lhe dar dor de cabeça, como aquecimento do sistema ou desgaste da própria embreagem.
Dessa forma, tal ação é indicada quando há o intuito de colocar o veículo em movimento imediatamente. Portanto, ela requer agilidade e rapidez, tornando-se algo natural à medida que se repete na prática.
Leia também: Como fazer o diagnóstico do sistema de direção.
O que é a embreagem?
Neste texto, já falamos bastante sobre a embreagem e seu controle. Mas será que você entende, de fato, o que significa essa parte do automóvel? Trata-se de um dos componentes mais importantes – e comentados – da mecânica.
Vamos, então, compreender mais a fundo o seu funcionamento, bem como os aspectos envolvendo sua manutenção.
A embreagem é um equipamento que integra o sistema de transmissão do veículo, o qual encaminha a energia mecânica do motor para as rodas. Trata-se, mais especificamente, do item responsável por transferir a força do motor para a caixa de câmbio.
Assim, esse impulsionamento reverbera nas demais partes conectadas, como as próprias rodas. Graças à embreagem, o veículo consegue realizar as trocas de velocidade mais suavemente, amenizando o desgaste entre o câmbio e o motor. É justamente no meio deles que fica a embreagem.
Composição da embreagem
Ela é composta por três peças principais: disco, platô e rolamento. O disco faz a interligação entre transmissão e motor, exercendo também a função de amortecimento, diminuindo os ruídos e o desagaste. O rolamento, por sua vez, aplica uma força extra e afasta as placas de pressão do disco.
Isso interrompe a transmissão da rotação para a caixa de câmbio, permitindo que o motorista troque de marcha com tranquilidade. Já o platô faz parte da carcaça da embreagem.
Em prol de uma operação eficaz, todas essas partes devem estar em boas condições. É importante lembrar que a embreagem sofre desgaste com o uso e, em algum momento, será preciso trocá-la.
Fique atento a sinais que possam indicar quando isso é preciso, entre eles:
- Ruído: sinal mais comum e perceptível de mau funcionamento da embreagem. Se o motorista perceber barulhos na troca de marcha, provavelmente está havendo um contato direto entre as partes, o chamado ferro com ferro.
- Falta de regulagem: nessas situações, o automóvel se movimenta rápido demais, indicando regulagem inadequada.
- Trepidação do veículo: aqui, pode ser que o platô ou disco estejam empenados.
- Pedal muito pesado ou rígido: tal condição indica provável desgaste das peças.
- Veículo patinando: se faltar força para subidas e descidas, deve ser por causa de defeito na embreagem.
Caso note algum desses tópicos, procure uma oficina e a avaliação de um profissional. O ideal é que as revisões sejam feitas com frequência, sem que chegue ao ponto de o carro apresentar falhas por conta da má condição interna. Consultar o manual do veículo costuma sempre ser uma boa saída.
Dicas para aumentar a vida útil da embreagem
É verdade que nada dura para sempre; em dado momento, temos que trocar alguma peça. No entanto, existem maneiras de prolongar a durabilidade da embreagem. Confira as dicas abaixo.
1- Em grandes engarrafamentos, naqueles em que veículo fica parado por mais de 30 segundos com frequência, não fique com o pé na embreagem durante esses intervalos. Deixe o câmbio em ponto morto, com os pés no freio, ou puxe o freio de mão.
2- Não faça trocas de marcha bruscamente, pois isso pode danificar o disco de embreagem. Opte por realizá-las gradativamente, respeitando as rotações do motor.
3- Nunca deixe o pé apoiado constantemente no pedal da embreagem enquanto dirige um veículo manual. Isso afasta o platô do disco, causando lixamento dessa segunda peça.
4- Nas subidas, uma alternativa é manter o veículo parado por meio dos freios, em vez da embreagem.
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