Conheça 5 carros que dispensam o uso da correia dentada

 Conheça 5 carros que dispensam o uso da correia dentada

Embora de ser um item indispensável em diversos veículos, o item requer uma grande atenção. Veja os motores que usam corrente de comando

Todo mundo que depende do carro para realizar tarefas cotidianas ou para exercer sua profissão, preocupa-se que seu veículo tenha um baixo custo de manutenção. Não é atoa que os automóveis que possuem peças difíceis de encontrar ou são dotados de uma mecânica muito complexa, falham no mercado. 

Um componente que necessita de substituições periódicas é a correia dentada, no entanto existem motores que não possuem este item e ganharam a predileção dos compradores. 

A função da correia dentada é conectar o comando de válvulas ao virabrequim, de forma que haja uma sincronia entre os eixos rotativos. Uma vez que essa peça se rompe, os prejuízos são altos e comprometem o motor. Os motores que vêm equipados com corrente, por outro lado, executam a mesma tarefa, mas asseguram uma maior durabilidade.

Correia dentada gasta e rompida

Devida a confecção em borracha, a correia dentada tem uma vida útil curta. Além do uso diário, fatores externos como minério e poeira também aceleram o desgaste. Ao trocá-la, existe ainda o risco de rompimento por ser esticada sem o tensionamento adequado. 

Algumas correias imersas em óleo prometem maior durabilidade, de até 200 mil km em determinados motores, contudo ainda podem sofrer avarias tanto quanto as comuns. 

Se preocupou com a correia dentada? Abaixo estão listados cinco motores equipados em carros populares no mercado que substituíram esse polêmico item pela corrente de comando.

  • Ford Zetec Rocam
Ford Ka com motor Zetec Roncam

Lançado nos anos 2000 como sucessor do Endura-E, o motor Zetec Rocam da Ford foi especialmente desenvolvido para o Brasil, utilizando comando simples no cabeçote e duas válvulas por cilindro. O propulsor já passou por modelos como: Ka, Fiesta, Escort, Focus e EcoSport. 

  • Fiat Firefly
Uno equipado com motor Firefly

Assim como a Ford, a Fiat criou um motor pensando no público brasileiro, o Firefly. Fabricado em alumínio e com duas válvulas por cilindro, garante revisões de baixo custo. Esse modelo fez sucesso no modelo Uno. 

Seu sucessor foi o E.Torq, feito em versões 1.6 e 1.8, que é encontrado sob o capô do Palio, Linea, Punto, Doblo, Toro, Argo, Idea, Jeep Renegade e o Cronos.

  • Toyota
Motor do Toyota Altis com corrente de comando

A montadora japonesa é adepta a corrente de comando, por isso todos os modelos da Toyota dispensam correia dentada. Desde modelos compactos como o Etios até a robusta Hilux com seu motor turbodiesel, incluindo aqueles que possuem o idolatrado V6, são fabricados com corrente. 

  • Honda
Honda Fit primeira geração com motor exposto

Assim como a Toyota, a Honda nasceu no Japão e os veículos desenvolvidos pela marca utilizam corrente de comando. Ou seja, independente de ser um Fit, Civic ou HR-V, a tranquilidade na hora da manutenção é garantida – ao menos, no que diz respeito a esse item. 

  • Mitsubishi 2.0 4B1

Os modelos populares da Mitsubishi, no Brasil, como ASX, Outlander e Lancer, utilizam corrente metálica. Por outro lado, é bom ficar atento na hora de comprar outros carros da montadora, uma vez que ela possui diversos motores com correia dentada, incluindo os V6. 

Então, amigo reparador, se você está pensando em adquirir um carro ou indicar bons veículos para os seus clientes, pense nos que foram listados aqui. Assim, as revisões não vão parecer um grande “bicho de sete cabeças”.

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