Como montar uma caixa de ferramentas para o veículo
A caixa de ferramentas auxilia o motorista em imprevistos do dia a dia e em acidentes.
Os donos de carro sabem dos esforços necessários para manter seu automóvel em bom estado, sem precisar levá-lo na oficina todas as vezes que ele precisar de algum reparo.
Assim, a maioria aprende como realizar os reparos mais básicos, que podem ser feitos sem a necessidade de um mecânico como em casos de emergência.
Trocar o óleo do motor, recarregar a bateria e outros procedimentos simples podem ser feitos pelo próprio motorista. Porém, para isso, são necessárias algumas ferramentas específicas.
As caixas de ferramentas são, normalmente, montadas aos poucos e de acordo com a necessidade do motorista.
As principais ferramentas
Em uma caixa de ferramentas básica, alguns itens são de extrema importância, principalmente em casos de emergência, como quando o veículo para no meio da estrada ou nem sai da garagem.
Para não ocupar muito espaço no porta malas, a caixa deve ser pequena e conter itens como uma chave de fenda, útil para apertar o painel, carroceria e peças do interior do carro e do motor.
Além disso, os alicates são itens essenciais para pequenos ajustes do carro, como nas mangueiras ou para apertar porcas e parafusos. Há diversos tipos de alicate, como os de bicos finos e os mais afiados.
Os jogos de chave torx se tornam muito úteis para os donos de automóveis, já que os parafusos torx são muito comuns em carros.
Uma lanterna também é um item essencial, mais do que se imagina. Com ela, é possível realizar ajustes no veículo durante a noite, principalmente se ela for de LED, o que a torna mais duradoura.
A próxima da lista é uma chave fixa – também conhecida como chave de boca – , que serve para desapertar porcas e há diversas versões em diferentes diâmetros.
Temos também o compressor de ar direto, que serve para inflar o pneu caso ele comece a esvaziar. Assim, o motorista consegue chegar a uma borracharia. Um kit reparo de pneus também serve em caso de rasgos ou furos em pneus sem câmaras.
A chave de roda é um elemento da caixa de ferramentas que também é obrigatório pois complementa o macaco. Ela é extremamente importante em caso de necessidade de troca de pneu furado.
Por fim, há dois cabos necessários em sua caixa de ferramenta básica. O primeiro é o cabo auxiliar de partida, que serve para realizar o arranque do carro quando a bateria estiver descarregada.
Ele é ideal para viagens longas e tem modelos 4 em 1, com compressor de ar, com lanterna e saída 12V para carregar a bateria de celulares e GPS.
O outro é o cabo auxiliar para baterias, também conhecido como o cabo de chupeta. Com ele é possível dar carga de um automóvel carregado para o outro com as baterias descarregadas.
Assim, com as ferramentas necessárias, o motorista não terá que ficar horas parado na via esperando a ajuda de um guincho ou mecânico chegar e poderá realizar os reparos emergenciais de seu veículo sozinho.
Entretanto, é necessário tomar muito cuidado com a localização em que irá encostar o veículo e com o problema que o motorista irá enfrentar, evitando acidentes.
Compartilhe