Como funciona o tanque de partida a frio em carros flex abastecidos com gasolina?
Tanto carros movidos à etanol quanto carros flex contam com sistema de partida a frio
Com a modernização e o constante avanço tecnológico no meio automotivo, os veículos bicombustíveis – mais conhecidos como flex – foram criados para trazer praticidade aos motoristas na hora de abastecer.
Além da maior variedade de combustível, alguns carros flex são econômicos e em conta para o bolso dos consumidores. Porém, como todos os carros com motores à combustão, os carros flex também possuem tanque de partida a frio.
Assim, alguns motoristas podem ficar com dúvidas em relação ao conhecido tanquinho, principalmente quando o carro está abastecido com gasolina. Hoje, tiramos de vez esta dúvida.
O funcionamento dos carros flex
Antes de falarmos sobre o tanque de partida a frio, vamos relembrar como os motores flex funcionam.
Tudo acontece graças à sonda lambda, um componente no motor que tem uma espécie de sensor e identifica qual tipo de combustível está sendo utilizado, informando a central do veículo.
Após o recebimento dessa informação, o motor irá alterar seu nível de performance para atuar com gasolina ou etanol.
Além disso, seu uso também pode ser somente de etanol ou somente de gasolina até o resto de sua vida útil sem atrapalhar o rendimento do motor.
Isso porque o funcionamento do motor não é comprometido pela mistura de ambos os combustíveis, pois a sonda ajuda a identificá-los por meio da quantidade de oxigênio em cada um.
O tanque de partida a frio
Diferente da gasolina, o etanol é um combustível que apresenta maiores dificuldades ao queimar em baixas temperaturas.
Assim, tanto os carros movidos à etanol quanto os carros flex receberam o sistema de partida a frio, que consiste em auxiliar nessa queima de combustível. Ele conta com um regulador de temperatura, ajustando-a de acordo com o exigido pelo carro.
Os carros flex precisam dele pois o ponto de fulgor – no caso, a temperatura em que a chama é criada a partir do contato do etanol com o oxigênio – da gasolina e do álcool são muito diferentes.
Por exemplo, enquanto o ponto da gasolina é de -42,8ºC, o de etanol é muito maior, atingindo os 16,6ºC. É aí que entra o sistema de partida a frio.
Hoje, nos carros mais modernos, variações do ‘tanquinho’ podem aparecer, como o sistema de injeção direta ou o sistema de pré-aquecimento. Porém, o reservatório é o mais comum.
Eu abasteço com gasolina. Preciso encher o tanque de partida a frio?
Alguns costumam responder a esta pergunta com um sim, principalmente caso haja a necessidade de algum dia utilizar etanol; assim, o tanque já estará abastecido.
Porém, não há necessidade de enchê-lo caso você abasteça somente com gasolina, principalmente porque esse combustível não pode envelhecer sem ser utilizado.
O prazo máximo para manter essa gasolina parada é de 3 meses, pois após isso, borras começam a se criar e podem estragar o motor do veículo, além de entupir outros componentes.
Porém, se vai usar etanol, abasteça o tanquinho! Andar com o tanque vazio utilizando etanol pode atrapalhar o rendimento do carro e, em caso de climas muito frios, a partida pode nem ocorrer.
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