Como funciona o sistema elétrico de um automóvel?
Com a bateria danificada, o funcionamento do motor pode estar comprometido
Um carro, assim como o corpo humano, conta com diversas partes e sistemas que, em conjunto, trabalham para seu funcionamento de forma correta.
Um dos principais sistemas do carro, assim como o coração (e o sistema sanguíneo) do corpo humano, é o sistema elétrico, que tem diversas funções em diversos componentes do veículo.
Ainda assim, muitos motoristas que possuem carro há anos confessam ter dúvidas sobre como este sistema funciona e os componentes que fazem parte dele. Por isso, neste texto, explicamos tudo o que você precisa saber. Confira!
Peças e componentes do sistema elétrico
À combustão, híbrido ou elétrico: todos os tipos de veículos possuem um sistema elétrico automotivo. Isso porque o sistema não diz respeito ao motor, mas sim a outros conjuntos de componentes.
Este sistema complexo e cheio de fios pode trabalhar tanto com o carro desligado quanto ligado e seu principal componente e fonte de energia é uma bateria.
Além da bateria, podemos citar um outro componente importante que realiza o trabalho elétrico.
O Alternador
Este componente recebe a corrente elétrica enviada pela bateria e gera a energia necessária para os equipamentos elétricos do veículo, como rádios, lanternas, luzes do painel e etc.
Além disso, o alternador garante que a bateria do automóvel mantenha-se carregada durante o uso do veículo, como se fosse um carregador de celular. Por fim, seu acionamento é feito através de uma correia ligada ao motor.
Os fios também são grande parte do sistema elétrico de um carro; porém, há uma grande diversidade de tipos, cores e funções que se diferem de acordo com o componente a ser energizado.
Há dois fios que podemos identificar facilmente: o positivo e vermelho, conhecido como linha 30 e o negativo e preto, conhecido como fio terra.
Os sistemas elétricos recebem tensões diferentes: quando o carro está desligado, a bateria manda apenas 12V de tensão; já quando o motor está funcionando, a tensão produzida é de 14,8V.
Os consumidores elétricos
A energia dos sistemas elétricos é distribuída de diferentes formas de acordo com o componente que irá consumi-la. Assim, separamos estes consumidores elétricos em três diferentes grupos:
Consumidores contínuos
Neste grupo podemos citar peças como os sistemas de injeção e a ignição eletrônica, que não podem parar de receber correntes elétricas do alternador ou da bateria, pois o motor depende de seu funcionamento contínuo.
Alguns componentes destes podem receber baixa tensão e alguns exigem alta tensão, como a bomba elétrica de combustível.
Consumidores de longa duração
Já estes componentes são caracterizados pelo ar condicionado, faróis, desembaçadores de vidro e o rádio.
Seu diferencial é que eles possuem grande potência e consumo de energia, mesmo em casos de farol baixo, por exemplo. Estes consumidores são usados por bastante tempo, como o ar e os faróis ligados durante o dia inteiro.
Consumidores de curta duração
Por fim, temos neste grupo as luzes de freio, os vidros elétricos, acendedores de cigarro, buzinas e etc, que não são usados constantemente.
Os defeitos nos sistemas elétricos são facilmente identificados através destes componentes. Entre os principais exemplos, podemos citar:
- Bateria arriada, quando o motor perde potência nas rotações;
- Cabos e fios soltos ou danificados;
- luzes piscando, apagadas e/ou queimadas;
- lanternas e faróis mais fracos que o comum e;
- problemas na ignição e partida do veículo.
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