Como funciona o sistema elétrico de um automóvel?

 Como funciona o sistema elétrico de um automóvel?

Com a bateria danificada, o funcionamento do motor pode estar comprometido

Um carro, assim como o corpo humano, conta com diversas partes e sistemas que, em conjunto, trabalham para seu funcionamento de forma correta.

Um dos principais sistemas do carro, assim como o coração (e o sistema sanguíneo) do corpo humano, é o sistema elétrico, que tem diversas funções em diversos componentes do veículo.

Ainda assim, muitos motoristas que possuem carro há anos confessam ter dúvidas sobre como este sistema funciona e os componentes que fazem parte dele. Por isso, neste texto, explicamos tudo o que você precisa saber. Confira!

Peças e componentes do sistema elétrico

À combustão, híbrido ou elétrico: todos os tipos de veículos possuem um sistema elétrico automotivo. Isso porque o sistema não diz respeito ao motor, mas sim a outros conjuntos de componentes.

Este sistema complexo e cheio de fios pode trabalhar tanto com o carro desligado quanto ligado e seu principal componente e fonte de energia é uma bateria.

Além da bateria, podemos citar um outro componente importante que realiza o trabalho elétrico.

O Alternador

Este componente recebe a corrente elétrica enviada pela bateria e gera a energia necessária para os equipamentos elétricos do veículo, como rádios, lanternas, luzes do painel e etc.

Além disso, o alternador garante que a bateria do automóvel mantenha-se carregada durante o uso do veículo, como se fosse um carregador de celular. Por fim, seu acionamento é feito através de uma correia ligada ao motor. 

Os fios também são grande parte do sistema elétrico de um carro; porém, há uma grande diversidade de tipos, cores e funções que se diferem de acordo com o componente a ser energizado.

Há dois fios que podemos identificar facilmente: o positivo e vermelho, conhecido como linha 30 e o negativo e preto, conhecido como fio terra.

Os sistemas elétricos recebem tensões diferentes: quando o carro está desligado, a bateria manda apenas 12V de tensão; já quando o motor está funcionando, a tensão produzida é de 14,8V.

Os consumidores elétricos

A energia dos sistemas elétricos é distribuída de diferentes formas de acordo com o componente que irá consumi-la. Assim, separamos estes consumidores elétricos em três diferentes grupos:

Consumidores contínuos

Neste grupo podemos citar peças como os sistemas de injeção e a ignição eletrônica, que não podem parar de receber correntes elétricas do alternador ou da bateria, pois o motor depende de seu funcionamento contínuo.

Alguns componentes destes podem receber baixa tensão e alguns exigem alta tensão, como a bomba elétrica de combustível.

Consumidores de longa duração

Já estes componentes são caracterizados pelo ar condicionado, faróis, desembaçadores de vidro e o rádio. 

Seu diferencial é que eles possuem grande potência e consumo de energia, mesmo em casos de farol baixo, por exemplo. Estes consumidores são usados por bastante tempo, como o ar e os faróis ligados durante o dia inteiro.

Consumidores de curta duração

Por fim, temos neste grupo as luzes de freio, os vidros elétricos, acendedores de cigarro, buzinas e etc, que não são usados constantemente.

Os defeitos nos sistemas elétricos são facilmente identificados através destes componentes. Entre os principais exemplos, podemos citar:

  • Bateria arriada, quando o motor perde potência nas rotações;
  • Cabos e fios soltos ou danificados;
  • luzes piscando, apagadas e/ou queimadas;
  • lanternas e faróis mais fracos que o comum e;
  • problemas na ignição e partida do veículo.

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