Beberrões do ano: Saiba quais são os carros com piores índices de consumo de gasolina
Confira a atualização da tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBVE) com os últimos lançamentos de 2022 realizada pelo Inmetro
O Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou a tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBVE) com base nos últimos lançamentos do ano e, para surpresa de alguns motoristas, têm carros bebendo muito – os famosos beberrões – e com pouco desempenho rodando por aí.
A medição realizada pela entidade permite ranquear os carros com piores consumos em megajoules por quilômetro, revelando a quantidade que determinado automóvel precisa para se locomover. De acordo com os cálculos, quanto maior a medida em MJ/km, maior será o consumo do veículo.
O PBVE é o programa que classifica os automóveis com base na eficiência energética. Desta forma, o cálculo fornece dados sobre o consumo de combustível e as emissões dos carros. É a partir desse estudo que os veículos recebem aquela etiqueta fixada nos para-brisas e que indicam, a partir de notas de A (mais eficientes) até E (menos eficientes), o nível de consumo do automóvel.
Vale destacar que o este programa avaliou cerca de 743 modelos de carros, incluindo os automóveis de passeio e comerciais de mais de 30 marcas.
Segundo o levantamento, os SUVs estão entre os modelos com os piores desempenhos de consumo de gasolina.
Confira a seguir os sete carros que mais consumiram gasolina em 2022:
- Lamborghini Urus
Nem mesmo o design inovador e chamativo da Lamborghini Urus consegue salvá-la da fama de “beber demais”. Com motor V8 4.0 biturbo a gasolina, os dados coletados pelo PBVE, esse modelo consome 4,9 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada.
- Porsche Cayenne Turbo GT
O Porsche Cayenne é mais um supercarro que nem o design luxuoso o salva da fama de beberrão. O recém-lançado turbodiesel de 204 cv e 50,9 mkgf de torque, o SUV consome cerca de 5,7 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada, de acordo com os dados do PBVE.
- oyota SW4
O SUV Toyota SW4 chega a gastar 9,8 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada, de acordo com os dados do PBVE. Apesar de ser “gastão”, o Toyota SW4 possui motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 mkgf de torque.
- Kia Carnival
E se tem uma minivan que consome bastante combustível é a Kia Carnival. O carro com motor 3.5 V6 gasta cerca de 7km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
- Jeep Gladiator
O Jeep Gladiator chegou no Brasil custando cerca de R$500.000,00 reais, impressionando compradores com seu sistema off-road e peso aproximado de 2,5 mil kg. Mas o 4×4 decepcionou no quesito consumo de combustível. Na cidade, o modelo gasta cerca de 6,5 km/l, enquanto na estrada, gasta 7,4 km/l.
- Audi RS 6 Avant
A primeira vista, o Audi RS 6 Avant impressiona qualquer fã de carros por lembrar modelos de carros de corrida, no entanto, o carro com motor V8 4.0 também é “gastão”! Segundo o Inmetro, na cidade o Audi RS 6 Avant gasta 5,4 km/l e na estrada, 7,2 km/l.
- RAM Classic
Se o consumo do 4×4 foi ruim, o do RAM Classic foi ainda pior. A picape chegou no Brasil concorrendo, em termos de preços, com o Toyota Hilux, chegando a custar cerca de R$350.000,00 reais. Apesar de ser vendido a um valor relativamente alto, a surpresa veio dos cálculos de consumo realizados pelo Inmetro. A picape gasta 5,2 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada.
Os modelos Ferrari F8 Tributo, Audi Q8 RS e BMW X6 M Competition também entraram para lista dos mais beberrões de 2022, segundo o Inmetro.
Compartilhe