Bateria automotiva: sempre e cada vez mais importante
Alma dos carros elétricos, a bateria automotiva exerce há tempos papel fundamental em modelos mais tradicionais.
Nos últimos tempos, o motor a combustão era considerado a alma de um carro e o fator determinante de seu comportamento.
Desde que o carro elétrico começou a ser comercializado, porém, muitas marcas surgiram e um dos principais benefícios deste modelo é a facilidade da construção da bateria desse tipo de veículo na comparação com a complexidade do motor a combustão.
Nos carros elétricos, a bateria irá fornecer as características de desempenho a cada carro. Nesse tipo de automóvel, a bateria é determinante porque, mesmo que o motor tenha muita potência, ele não funcionará se a bateria não fornecer energia suficiente.
Características da bateria dos carros elétricos
Nos carros elétricos, a bateria é o lugar fundamental de armazenamento da energia indispensável para a tração das rodas.
Os veículos elétricos usam uma bateria que, em geral, é feita de íons de lítio, para armazenar a eletricidade que será utilizada pelo motor para mover as rodas do veículo. Assim que o pedal do acelerador é acionado, o carro imediatamente fornece energia ao motor, que consome a energia da bateria aos poucos.
Quando a bateria descarrega, é preciso recarregá-la utilizando a energia da rede elétrica, em uma tomada de parede ou em um carregador dedicado para isso.
Tipos de bateria
- Bateria de íon de lítio: Esse é o tipo mais comum e não possui o efeito de memória, isto é, pode ser carregada a qualquer momento que sua performance não será prejudicada. Essa bateria não precisa de manutenção e tem carga rápida de aproximadamente uma hora
- Bateria de hidreto metálico de níquel: Essa bateria tem um ciclo de vida mais longo, mas é muito cara e tem alta taxa de autodescarga. Seu tempo de carga rápida varia de duas a quatro horas.
- Bateria de chumbo-ácido: É usada para abastecer as cargas de acessórios do carro. Essa bateria tem curto ciclo de vida, mas tem alta potência, é barata e confiável. Tem tempo de carga rápida de 8 a 16 horas.
- Supercapacitores: Essa bateria guarda menos energia, mas tem alta capacidade de carga e descarga maior comparada às outras. Seu tempo de carga rápida é de alguns segundos.
Impedimentos
Existem alguns fatores que ainda impedem o uso desses veículos por grande parte das pessoas. Um deles é o modo de abastecimento, que exige um longo tempo de espera para que o carro carregue, de maneira semelhante ao que acontece com nossos celulares, por exemplo.
O outro impedimento é o preço alto destes automóveis, justamente por conta das baterias.
Contudo, espera-se que esses dois pontos sejam melhorados nos próximos anos – de modo a baixar o preço, permitindo o aumento da produção e a popularização de uma frota eletrificada.
A vida útil da bateria
A vida útil da bateria de íon de lítio dura em média de 10 anos, mas isso pode diminuir caso alguns cuidados não sejam tomados.
Algumas boas práticas para garantir a durabilidade das baterias são: não deixar a bateria ficar completamente zerada; verificar se a rede elétrica do local que está carregando seu veículo está em bom estado; sempre fazer a manutenção em local especializado; e não deixar seu carro exposto a altas temperaturas.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o universo das baterias dos carros elétricos? São informações importantes, à medida que o mercado espera que as empresas que se aperfeiçoarem nestes modelos irão predominar no mercado automobilístico nos próximos anos!
Compartilhe