Alagamento? Saiba 5 dicas para passar de carro com segurança

 Alagamento? Saiba 5 dicas para passar de carro com segurança

Apesar de representar riscos ao carro e ao motorista, é possível passar por alagamentos de maneira eficaz

Os primeiros meses do ano são marcados por fortes chuvas que, em algumas cidades, provocam grandes alagamentos. Sair durante esta época do ano é um risco para quem está a pé, de transporte público e de carro. No último caso, passar de carro por um alagamento não é recomendável, mas muitas vezes é necessário!

Por isso, confira a seguir algumas dicas para passar por uma enchente de maneira eficaz.

  1. Observe o alagamento e a parte mais alta da via

Quando estamos diante de uma via alagada bate aquele desespero. Mas é importante manter a calma e prestar atenção no nível da água e das condições da rua ou avenida. 

Observe o caminho feito pelos veículos que tentam atravessar uma área alagada e, se a água estiver na metade da roda do carro, não tente passar. Caso o alagamento for semelhante à correnteza de um rio, não se arrisque.

Por fim, quando a previsão for de chuva e você precisar sair de casa, relembre dos caminhos que costuma fazer e, caso sejam áreas propícias a alagamentos, procure rotas alternativas. 

  1. Não acelere e permaneça em linha reta

Apesar da necessidade de sair da situação de risco de um alagamento, é importante não acelerar o carro enquanto tenta atravessar a área, já que o risco de aquaplanagem é alto. Por isso, engate a primeira marcha e mantenha o pé no acelerador a uma velocidade contínua. 

Essa prática deve evitar a entrada de água no escapamento e, consequentemente, ajuda a reduzir os gastos na manutenção. Outra dica importante na hora de encarar o alagamento é manter-se em linha reta e não executar acelerações ou frenagens bruscas.

  1. Se afaste dos ônibus e caminhões

Se estar em um alagamento já é uma situação delicada por si só, que dirá perto de um caminhão ou ônibus. Por serem veículos mais altos, os motoristas tendem a enfrentar os alagamentos sem preocupações, mas ao fazê-lo, acabam formando uma espécie de onda que pode atingir fortemente o veículo ao lado, podendo até arrastá-lo. 

Por isso, ainda que não seja recomendável a troca de faixas, procure se afastar ao máximo de veículos grandes nesta ocasião. 

  1. Se o carro morrer, não insista em ligá-lo

Durante as tentativas de atravessar o alagamento, pode acontecer de o carro morrer no meio da via. No entanto, apesar do desespero, não insista em fazer o motor ligar novamente.

Este é um sinal de que, provavelmente, a água da via entrou na câmara de combustão e a persistência em ligar o carro pode causar o calço hidráulico, ou seja, quando a água trava o movimento do pistão dentro do cilindro.  

A insistência pode provocar a quebra do pistão e de outros componentes do motor como a biela. 

  1. Agende uma ida ao mecânico para aquela revisão

Depois de passar por essa situação assustadora, é hora de levar o carro para fazer uma revisão. Passar por um alagamento pode gerar muitos danos na mecânica do carro que, em alguns casos, demoram para ser percebidos pelo motorista, mas já fizeram um estrago.

Por isso, evite mais essa dor de cabeça e procure um mecânico logo após o ocorrido!

Compartilhe