Último Ford GT40 produzido será colocado à venda em leilão online

 Último Ford GT40 produzido será colocado à venda em leilão online

Unidade do icônico carro de corrida da Ford poderá ser comprada – por valores altíssimos – em leilão, neste mês

Até hoje, o Ford GT40 é um dos mais emblemáticos automóveis produzidos no mundo, e foi o primeiro modelo estadunidense a ganhar a corrida de Le Mans. Quanto ao seu nome, GT vem de “Gran Turismo” e 40 é referente à altura do carro em polegadas. 

Segundo informações da Gooding & Company, empresa organizadora do leilão, o modelo anunciado deve ser vendido por muito mais do que o valor previsto de U$2,5 milhões, aproximadamente R$13.150.000 na conversão atual para a moeda brasileira. 

A unidade que irá a leilão é a última das 105 fabricadas, de 1969, com o número de chassi P/1085. O carro esteve por muito tempo nas mãos de um único proprietário, o Sir Malcolm Guthrie, que o manteve em galpão ao lado de suas outras raras propriedades, no Reino Unido. 

Depois de permanecer intocado até o final dos anos 2000, esse GT40 foi encomendado pela Racing Fabrications, também britânica, com o fim de usá-lo em eventos e corridas históricas. O chassi estava como novo e, nesta última década, o carro foi usado com cautela, sempre que necessário recebendo assistência da Maxted-Page.

Agora, o esportivo em questão já passou por uma minuciosa restauração e está recebendo retoques na pintura JWA “Gulf Spec” da época, com tons de azul claro e branco, para ser vendido. 

Quem comprá-lo poderá desfrutar de um veículo do século passado em condições imaculadas, ainda com o acréscimo especial de ter sido o último feito na história. 

O leilão ocorre online de 11 a 18 de junho e deve atrair muitos colecionadores, afinal, é uma oportunidade única para entusiastas automotivos. O catálogo completo já estará disponível a partir do primeiro dia de junho. 

A história do Ford GT40

O contexto de criação do Ford GT40 evidencia o porquê do carro ser tão ilustre. Nos bastidores, a Ford havia tentado comprar a Ferrari em 1963, mas teve a proposta inesperadamente recusada, já em estágios finais, pelo próprio Enzo Ferrari. O italiano não queria perder tanto poder sob sua marca, em especial quanto à participação em competições.

Como resposta, Henry Ford II decidiu investir milhões na criação de um carro surpreendente, elaborado por Carroll Shelby e com acompanhamento do piloto Ken Miles, quem depois o inaugurou atrás do volante. Mais rápido e competente do que qualquer outro, o exemplar brilhou nas pistas e extasiou a todos, quebrando três recordes em sua estreia e derrotando a hegemonia da Scuderia Ferrari nas 24 horas de Le Mans. 

A referida corrida de Le Mans é uma das mais antigas corridas de resistência de automóveis esportivos, com duração de um dia inteiro. Essa ocorre uma vez ao ano, desde 1923, exigindo alta preparação dos pilotos e veículos. O título foi por quatro vezes do Ford GT40, de 1966 a 1969, garantindo o nome “matador de Ferraris”.

É justamente essa história, da criação e estreia do modelo americano, que foi abordada no filme “Ford vs. Ferrari” – indicado a quatro estatuetas do Oscar de 2020, e ganhador de uma, por “Melhor Edição de Som”. 

Compartilhe