O funcionamento do sistema Start-Stop
Voltada para a redução do consumo de combustível e de emissões, essa tecnologia está presente em grande parte dos veículos atuais
O sistema “Start-Stop” é uma tecnologia que automaticamente desliga e reinicia o motor do veículo durante as paradas, como em semáforos ou no trânsito congestionado.
Funciona assim: quando o veículo para, por exemplo, em um semáforo vermelho, o sistema Start-Stop desliga automaticamente o motor para economizar combustível, durante essa parada, outros sistemas do carro, como ar-condicionado, rádio e iluminação, continuam funcionando graças à energia da bateria. O motor volta a funcionar assim que o motorista solta o freio ou pressiona o acelerador, a depender do tipo de transmissão.
Entre os principais componentes do sistema, está uma bateria mais potente que consiga suportar o constante desligar e religar do motor. O motor de arranque também é reforçado para lidar com o aumento da frequência de partidas. Alguns sistemas utilizam um motor de arranque/alternador combinado (chamado de BAS – Belt Alternator Starter) que é mais eficiente para reiniciar o motor. E outros diversos sensores monitoram parâmetros como a carga da bateria, a temperatura do motor, e a pressão do freio e a ECUs processa todas essas informações para decidir quando desligar e ligar o motor de forma otimizada.
Para o sistema funcionar corretamente, de maneira eficiente, é preciso manter o padrão de qualidade e especificação destes componentes principais, uma vez que problemas podem aparecer caso você utilize uma bateria inadequada, por exemplo.
O objetivo de toda essa tecnologia embarcada na maioria dos veículos atuais é reduzir o consumo de combustível, especialmente no trânsito caótico das grandes cidades, onde as paradas são frequentes, além de reduzir as emissões de CO2 e outros poluentes, a fim de proteger o meio ambiente.
Não é incomum sentir um certo incômodo com a questão do desligamento e reinício do motor (e os trancos causados por esse ciclo), embora os sistemas mais modernos sejam projetados para operar de forma quase que imperceptível. Em temperaturas extremamente frias ou quentes, o software pode optar por não desligar o motor para manter o funcionamento adequado dos sistemas de aquecimento ou arrefecimento.
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