Os carros usados mais negociados de 2023
O primeiro trimestre do ano foi aquecido entre os veículos usados. Veja a seguir o que está em alta na busca de um ótimo custo-benefício
A escalada dos preços dos carros novos nos últimos três anos, trouxe uma nova realidade ao mercado, sobretudo de usados.
Fabricantes focados em produtos de linha premium, aos poucos retiraram de linha veículos populares que há muitos anos, estavam entre as opções mais procuradas, sobretudo pelo fato da alta dos preços destes veículos, que deixaram de ser viáveis ao público que eram destinados.
O governo anunciou um pacote de medidas para frear o aumento do preço dos veículos novos. Os descontos variam de dois e oito mil reais. Dessa forma, os modelos deverão seguir uma série de normas que darão uma pontuação específica e resultarão no desconto final:
– Consumo energético abaixo de 2,00 Mj/Km.
– Preço público sugerido entre R$ 70.000,01 e R$ 90.000.
– Veículo movido a etanol, eletricidade, híbrido ou flex.
– Índice de nacionalização de peças e componentes.
Por outro lado, apesar do pacote de medidas anunciado recentemente pelo governo, visando reduzir o valor final dos veículos para equilibrar as vendas de novos e usados, a busca por veículos usados só cresce, mês a mês no Brasil. Para se ter uma ideia, no acumulado dos três primeiros meses de 2023, a venda de automóveis e veículos comerciais leves novos somam 436.802 unidades, contra 2.465.109 veículos usados comercializados (dados divulgados pela FENABRAVE) dessa forma, os carros usados superaram 5x os veículos novos em vendas.
Listamos uma série de questões para considerar na hora da aquisição de um veículo usado:
1. Preço: O custo de aquisição do veículo usado é baixo, apesar de gastos com manutenção, no caso de veículos já com alta quilometragem, neste caso deve-se levar sempre em consideração a procedência e histórico do veículo.
2. Desvalorização: Salvo algumas exceções, os carros novos sofrem uma grande depreciação assim saem da concessionária, portanto o consumidor muitas vezes opta por adquirir um veículo seminovo ou com a curva de desvalorização menor, como o caso dos carros populares.
3. Variedade: A gama de opções de carros usados é enorme, ainda mais quando falamos de marcas e modelos. Dessa forma, apesar da variedade, a preferência de alguns modelos usados devido a sua baixa manutenção e desvalorização fica clara na lista de modelos mais comercializados dentre os usados.
4. Menores custos operacionais: Os custos de seguro e impostos para carros usados tendem a ser mais baixos em comparação com os carros zero-quilômetro, porém apesar da curva do valor do IPVA ser sempre decrescente, o valor do seguro de um veículo usado pode começar a não compensar, dependendo do ano e modelo do veículo afinal.
5. Acesso a modelos descontinuados: Há muitas vezes exclusividade na configuração de veículos usados. A VW Kombi, que desponta entre os mais vendidos, mesmo com o fim de sua produção há 10 anos é um veículo que não deixou herdeiros e concorrentes.
6. Financiamento: Veículos até 10 anos de uso, possuem financiamento facilmente aprovado. Dessa forma, mesmo com juros mais altos, a conta no mês muitas vezes acaba compensando na hora da aquisição de um veículo usado.
7. Confiabilidade: Como mostramos a seguir, há uma certa preferência por veículos robustos, entre os mais vendidos.
Em síntese, esses são alguns fatores contribuem para a alta demanda por carros usados no Brasil, dentre os quais listamos a seguir:
Fotos: Divulgação
1. VW Gol
Sem dúvida o veículo mais popular dentre os modelos da Volkswagen do Brasil. Ele foi produzido entre 1980 a 2022 e teve seis gerações. Dentre os atributos que o tornaram tão popular entre os veículos usados estão: durabilidade, economia de combustível e baixo custo de manutenção.
Há versões básicas, com apenas retrovisor do lado direito, por exemplo, como também versões esportivas e completas como o Gol GTI, que desponta entre os mais desejados até hoje, mesmo com sua despedida há mais de 20 anos. Nos últimos anos, foi um grande aliado de frotistas e veículo de trabalho, como táxis.
O modelo apresenta diferentes opções de motorização. Dentre os modelos mais populares, estão os motores das famílias AP, AE, EA111, logo depois o EA211 foi aplicado.
O deslocamento dos motores 1.0, 1.0 16v, 1.6, 1.8, 2.0, 2.0 16v, enfim, suas últimas unidades foram vendidas com o motor 1.0 e Msi 1.6 16v, movido a gasolina, álcool ou flexível em combustível, dependendo da versão, inclusive a tecnologia flex brasileira estreou no VW Gol.
Além disso, o Gol tem opções de transmissão manual e a mais rara transmissão automática. Sua versatilidade e custo-benefício completam as vantagens do modelo mais popular entre os usados, com 178.358 unidades comercializadas entre janeiro e março de 2023.
2. Fiat Palio
Apesar de uma história mais curta, o Fiat Palio é outro modelo popular muito buscado entre os veículos usados no Brasil. Lançado em 1996, ocupou o lugar acima do Fiat Uno na linha de produtos. Desde então tem sido uma escolha comum entre os consumidores brasileiros. Assim como o Gol, o Palio foi um dos modelos mais vendidos no país ao longo dos anos de produção.
Valorizado por sua confiabilidade e baixo custo de manutenção, outra característica que atrai muitos consumidores do Palio é seu espaço interno, que torna o modelo muito versátil.
O Palio passou por vários facelifts e mudanças de estilo ao longo dos anos. Ele está disponível em diferentes versões e acabamentos. Como sua produção durou mais de 20 anos, acompanhou diversas mudanças de mecânica, sendo oferecido com os motores: Fiasa 1.0 e 1.5, motores Sevel 1.6 8v e 1.6 16v, Fire 1.0, 1.3 8v, 1.3 16v e 1.4, Familia 1 1.8 compartilhado com a Chevrolet e por fim, o motor E.TorQ 1.6 16v. Além disso, o Palio também oferece opções de transmissão manual e automática.
A princípio, devido à sua popularidade e disponibilidade no mercado brasileiro, o Fiat Palio também é uma escolha comum entre os compradores de carros usados no Brasil, ficando com a segunda colocação com 102.831 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2023.
3. Fiat Uno
Mais um popular compondo a lista de veículos mais comercializados no primeiro trimestre de 2023. Da mesma forma que o Palio, o Fiat Uno é um dos modelos mais reconhecidos da Fiat no Brasil. Lançado em 1984, o Uno rapidamente se tornou um dos carros mais populares do país.
A lista de vantagens do Uno é compartilhada ao mesmo tempo com o Fiat Palio, porém com opções limitadas de motorização. Leve em consideração que as duas gerações do Uno, dividiram mercado por um bom tempo, sendo a primeira geração rebatizada de Mille, quando a Fiat lançou o novo Uno.
O Uno possui versões com motores Fiasa 1.0, 1.3 e 1.5; Sevel 1.4 Turbo, 1.5 e 1.6, enfim, também foi equipado com o Fire 1.0, 1.3 e 1.4.
O Fiat Uno é apreciado por seu desenho compacto, que proporciona facilidade de manobra e estacionamento em áreas urbanas. Ele também oferece um bom espaço interno para os ocupantes, considerando seu tamanho externo.
O Uno é frequentemente escolhido como primeiro carro e uma opção acessível e confiável para compradores de carros usados.
Dessa forma, Não é atoa que o Fiat Uno se tornou um dos carros usados mais vendidos no país ao longo dos anos e no primeiro trimestre de 2023, alcançou a marca de 99.097 unidades comercializadas.
4. Chevrolet Onix
A princípio, o Chevrolet Onix nasceu um sucesso de vendas desde 2012, um carro compacto, porém maior do que seu antecessor, o Chevrolet Corsa e desponta como veículo com maior número de vendas dentre os usados que ainda está em produção.
O Chevrolet Onix está disponível nas versões hatch, bem como sedã, além de acabamentos diferenciados, atendendo a diversas necessidades e preferências dos compradores. Ele oferece opções de motorização que variam de 1.0, 1.0 turbo, 1.2, 1.2 turbo e 1.4 litros, tanto a gasolina quanto flex.
Além disso, o Onix possui opções de transmissão manual e automática, sendo também uma ótima opção entre frotistas.
O interior do Onix é um ponto forte do carro, com bom espaço para motorista e do mesmo modo para passageiros. Entre os primeiros colocados, ele começa a apresentar algumas modernidades, como o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque, bem como conectividade Bluetooth e compatibilidade com smartphones nas versões topo de linha.
O Onix possui equipamentos como airbags frontais, freios ABS e controle de estabilidade, dependendo da versão e do pacote de opcionais escolhidos. No acumulado do primeiro trimestre de 2023, foram comercializadas 72.228 unidades do Chevrolet.
5. Fiat Strada
A Fiat Strada é líder de vendas de unidades novas, mas também aparece na quinta posição dos veículos mais vendidos entre automóveis e comerciais leves usados. Lançada em 1998, é conhecida pela versatilidade para carregamento de cargas e também como veículo de passeio.
A Strada possui diversas versões de acabamento e motorização, que variam de Fire 1.3 ao 1.8 16v E.TorQ.
Outro ponto a seu favor, é sua dirigibilidade, suspensão robusta e boa capacidade de enfrentar diferentes tipos de terreno. Ela também é apreciada pelo tamanho compacto, o que facilita a condução em áreas urbanas.
A geração atual da Strada, trouxe mais recursos de conectividade, tecnologia e conforto para o modelo, que vendeu o total de 72.088 unidades usadas no primeiro trimestre.
6. Chevrolet Celta
Lançado no ano 2000, o Chevrolet Celta liderou as vendas em boa parte de sua história e teve sua produção encerrada em 2015. Assim como o VW Gol e Fiat Uno, o Celta conquistou popularidade no mercado brasileiro, especialmente como um veículo de entrada acessível.
Utilizando a plataforma do Chevrolet Corsa, o Celta é simples e compacto, sendo valorizado entre os usados pelo baixo custo de manutenção. Disponível em diferentes versões e acabamentos, com opções de motorização 1.0 e 1.4 litros, nos primeiros anos, apenas a gasolina, depois se tornou flexível em combustível.
Sua produção encerrou devido a mudança nas plataformas da Chevrolet e atualização dos modelos.
Muitos compradores buscam o Celta devido à sua reputação de confiabilidade, economia e preço acessível.
Mesmo sendo um modelo descontinuado, a disponibilidade de peças de reposição e serviços de manutenção não é um problema para este popular, que vendeu 62.042 unidades no primeiro trimestre.
7. Toyota Corolla
O Toyota Corolla desponta entre os veículos usados mais negociados de 2023. A fama do Corolla no Brasil começou no modelo importado nos anos 90 e logo depois a nacionalização, manteve sua fama de ótima opção entre os sedãs.
O baixo custo de manutenção, bem como a durabilidade e alto valor de revenda colocam o Corolla entre as melhores opções de sedã do mercado. A reputação de oferecer um ótimo nível de acabamentos e conforto completam o sucesso no pós-venda.
No Brasil o Corolla possui carroceria sedã e perua, com motorização 1.6 16v até 2.0 16v, com opções flex e também híbrido.
A fama do Corolla no Brasil, o tornou em um dos carros mais vendidos de seus segmento ao longo dos anos, tanto em versões novas quanto usadas, que enfim acumularam 57.335 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2023.
8. VW Fox
Da mesma forma que o Gol, mais um modelo descontinuado da VW que compõe o ranking dos mais vendidos dentre os usados é o Volkswagen Fox. Lançado em 2003, o Fox rapidamente ganhou popularidade.
Na época de seu lançamento o Fox ficou conhecido pelo ótimo aproveitamento de espaço interno. O Fox conta com a carroceria hatchback de 2 e 4 portas, além da versão perua, conhecida como SpaceFox.
Em termos de motorização, o Fox oferece opções que variam de acordo com a geração e o mercado. Dentre elas, estão os motores EA111 e EA211 a gasolina e flex, com opções de 1.0 a 1.6 litros. Também estão disponíveis opções de transmissão manual e automatizada.
Assim como o Gol, sua reputação de qualidade, baixo custo de manutenção contribuem para sua demanda no mercado de carros usados no Brasil, vendendo 56.770 unidades nos três primeiros meses de 2023.
9. Ford Ka
Lançado em 1996, o Ford Ka passou por três gerações no Brasil e tornou-se o modelo mais popular da fabricante no Brasil.
O compacto foi pensado para ser prático no uso urbano. Ofereceu motores Endura 1.0 e 1.3, Zetec Rocam 1.0 e 1.6, além dos motores Sigma 1.5 16v e Dragon 1.5. As versões de carroceria contaram com o hatch de 3 e 5 portas, bem como a versão sedan.
As versões mais recentes do veículo chegaram a oferecer recursos como sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e conectividade Bluetooth. Assim também estão disponíveis opções de transmissão manual e automática nas versões mais novas.
Apesar de ter sido descontinuado em 2021, o modelo se mantém entre os usados mais vendidos no Brasil, com 54.907 unidades comercializadas entre janeiro e março de 2023.
10. Hyundai HB20
O Hyundai no Brasil lançado em 2012 conquistou popularidade. Ele está sempre entre os veículos mais vendidos do mercado.
Dentre os destaques do HB20, estão seu design da versão hatch e sedã, além de uma gama de opcionais populares que equipam o modelo.
O interior do HB20 apresenta um bom acabamento e oferece um espaço condizente para motorista e passageiros.
O HB20 oferece motores Gamma 1.6 16v e Kappa 1.0 12v e 1.0 12v turbo todos flexíveis em combustível, com transmissão manual e automática.
Após mais de 10 anos de mercado, o Hyundai HB20 é considerado uma opção popular no mercado de carros compactos, contabilizando 52.212 unidades vendidas no primeiro trimestre do ano.
Compartilhe