A limpeza do bico injetor é indispensável?
Descubra os problemas causados pelo acúmulo de sujeira no bico injetor.
O bico injetor, ou válvula injetora de combustível, espirra o combustível de modo homogêneo e rápido na câmara de combustão. Isso ocorre por meio de pulsos elétricos dirigidos pelo módulo de ignição.
Para que o veículo se movimente, o motor promove explosões nas câmaras de combustão. Na hora da queima, o combustível precisa estar o mais misturado e espalhado possível com o ar, e cabe aos bicos injetores cumprirem essa função.
Teoricamente, essas peças são autolimpantes, de modo que um bom combustível seria suficiente para a limpeza interna. Contudo, na prática, muitos deles têm sua composição alterada, podendo danificar o motor e, consequentemente, entupir os bicos injetores.
Dessa forma, o combustível não é espalhado adequadamente, reduzindo a eficiência da aceleração do motor, que, por sua vez, apresenta falhas. Assim, aumenta-se o consumo de combustível.
Outro fator causador do acúmulo de sujeira é a alta utilização e consumo de óleo. Caso as válvulas estejam sujas, o carro pode apresentar sinais como: marcha lenta irregular, falhas gerais e falta de força nas arrancadas.
Se o seu veículo apresentar algum desses indícios, leve-o a uma oficina mecânica de confiança. Os profissionais especializados irão verificar a causa do acúmulo de impurezas e solucionar o problema, além da limpeza do bico injetor.
Quando realizar a limpeza dos bicos injetores?
Geralmente, é necessário realizar somente uma limpeza externa das válvulas injetoras de combustível, mas a má qualidade de alguns causam problemas, sendo um deles o entupimento dos bicos.
Para saber se há necessidade de fazer a limpeza, são precisos testes específicos para detectar eventuais acúmulos de resíduo. A maioria dos carros traz um aviso no painel que informa ao motorista quando há um problema: a luz do símbolo de injeção eletrônica acesa.
Há duas possibilidades de realizar a limpeza dos bicos injetores: por meio de ultrassom, ou pela aplicação de produtos específicos. É importante frisar que não basta apenas a limpeza, mas também é fundamental encontrar a causa da junção dos resíduos.
Como evitar problemas no bico injetor?
Para evitar problemas com os bicos injetores, o condutor precisa adotar algumas práticas frequentes, como:
Ler o manual do proprietário
Assim, é possível saber a periodicidade da troca do filtro de combustível, de ar e de óleo. Geralmente, o filtro de combustível precisa ser trocado a cada 10.000 km. Essa troca garante que o filtro não transmita as impurezas para os bicos injetores.
Abastecer em postos de confiança
Lembre-se também que o combustível possui data de validade.
Trocar o óleo dentro do intervalo recomendado
Respeitar esse prazo é fundamental, pois o óleo exerce função de lubrificante, facilitando a operação do motor e das demais peças.
Por fim, mas não menos importante, faça a manutenção preventiva do veículo periodicamente, além de trocar a marcha de maneira suave enquanto dirige.
Compartilhe