Torquímetro: para que serve e qual sua importância?
Entenda como funciona esse item essencial na hora de apertar porcas e parafusos.
A fixação de parafusos e porcas é essencial, e deve ser feita com qualidade e precisão em qualquer região do veículo. Por exemplo, se um parafuso no cabeçote do motor receber torque excessivo, ele pode quebrar – ou, em um cenário contrário, provocar vazamento de líquido se o componente estiver frouxo. Para que essas situações incômodas não aconteçam, o reparador deve ter um domínio excelente do torquímetro.
Também conhecido como chave dinamométrica, o torquímetro mede a energia empregada no aperto e, assim, confere se está de acordo com o recomendado pela marca do parafuso.
Seu uso evita o risco de danificar o material pela força de torque correta, impedindo consequências desagradáveis.
Na maioria das configurações, o torquímetro tem o formato comprido (tal qual uma alavanca), com um porta-soquetes onde podem se encaixar várias medidas. O tipo mais popular dessa ferramenta é o autoajustável de estalo, mas também existem outras opções, como:
- Transferidor de graus: realiza torque em ângulo;
- Tipo relógio: com marcador analógico de duas escalas, apresentadas segundo a faixa de torque;
- De estalo com ajuste digital da medida: o mais prático e preciso, mas também o mais caro;
- De vareta: possui um ponteiro para indicar a medida na escala disponível;
- De braço variável: desloca-se quando o aperto desejado for obtido.
Medidas
No quesito técnico, a maioria dos torquímetros apresenta o ajuste da medida em Nm (Newton-metro); porém, aqueles destinados à manutenção automotiva também podem trazer os dados em kgf.m (quilograma-força metro), lb.ft (libra-força pé) e lbf.in (libra-força polegada).
Em alguns casos, o reparador exerce o torque em duas etapas: Newton-metro e, depois, em ângulo. Geralmente, o torque inicial tem o objetivo de acomodar o parafuso, enquanto a segunda visa ao ajuste efetivo da peça. O parafuso sofre deformações após a finalização do torque. Portanto, quando for trocá-lo, use um item totalmente novo.
Importante prestar atenção: em quadros nos quais a fabricante das peças exige o torque em ângulo, o profissional não pode transformar em Nm, já que o aperto em ângulo possui uma margem de erro menor.
Além disso, quando um parafuso precisar de um torque muito alto, o reparador pode utilizar a chave multiplicadora, que amplia o torque em escala aritmética. Com esse mecanismo, será necessário fazer menos força para atingir o aperto desejado.
Dessa forma, se um parafuso requer um torque de 200 Nm, o profissional pode ajustar para 50 Nm e acionar a chave multiplicadora 4×1. Assim, ao multiplicar por quatro, chega-se aos 200 Nm de aperto final.
Dicas sobre o torquímetro
- Depois de usá-lo, retorne à regulagem inicial da ferramenta;
- Evite usar o torquímetro para soltar parafusos – isso pode descalibrar o aparelho;
- Nunca utilize-o como cabo de força, nem exerça força excessiva;
- Utilize um pano seco para a limpeza, sem aplicar solventes ou combustíveis;
Por fim, calibre o torquímetro a cada cinco mil ciclos (ou um ano de utilização). Logo, é importante que o reparador adquira um objeto creditado pelo Inmetro, que garante qualidade em função de uma série de testes.
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