Fique por dentro dos fatores que danificam o desempenho do cubo de roda
Confira a importância do cubo de roda para o veículo e como evitar problemas com a peça
A função do cubo de roda é manter as rodas imobilizadas e propagar movimento para que o veículo saia do lugar através da condução do torque proveniente da junta homocinética para os pneus. A peça serve de apoio ao disco de freio ou ao tambor de freio, onde os parafusos e as porcas são fixados.
Os cubos de roda são fundamentais para o bom funcionamento do veículo, garantindo tranquilidade e segurança na direção. Assim, é recomendado investir em peças de qualidade para que não haja problemas. Um material indicado para garantir a durabilidade é o aço.
Entenda as especificidades dos cubos de roda, os frequentes fatores que danificam a peça e como preservá-la.
Frequentes transtornos nos cubos de roda
Os cubos de roda são peças essenciais, dessa maneira é interessante conhecer possíveis transtornos que podem ocorrer com o item. Um problema recorrente é a má instalação, pelo fato de que às vezes são utilizadas peças velhas e incompatíveis. Dessa forma, é imprescindível que durante o serviço o mecânico utilize ferramentas certas e em bom estado.
Os profissionais precisam se atentar à quantidade de torque aplicado aos parafusos e porcas. Caso haja excesso, o rolamento de roda pode sofrer um superaquecimento e, consequentemente, quebrar os cubos de roda.
Ao fazer a troca dos cubos de roda, o recomendado é substituir todo o conjunto. Reaproveitar peças ou fazer algum tipo de gambiarra só causará desgaste antecipado no rolamento da roda.
Os cubos de roda também podem ser danificados se o condutor percorrer regularmente terrenos desnivelados e se ocorrer pancadas. Nesse caso, é muito provável que os cubos de roda sofram desgaste precoce, visto que choques são muito propensos a deteriorar o rolamento.
A finalidade do rolamento de roda é permitir que as rodas se movimentem com o mínimo de atrito possível. Caso ele apresente alguma falha, as rodas podem travar e gerar acidentes.
Avisos que o veículo fornece
Quando os cubos de roda apresentam algum problema, o veículo fornece indícios de que algo está errado. Caso seu carro manifeste qualquer uma das ações abaixo, ele deve ser levado com urgência a uma oficina mecânica, para que os profissionais reconheçam e resolvam o problema.
Quando algum impasse acontece com os cubos de roda, o carro pode dar os seguintes sinais: os pneus emitem um som agudo quando estão em movimento; o volante estremece e vibra, além de também poder parecer estar mais solto e as rodas ficam em movimento quando o carro está suspenso.
Como cuidar dos cubos de roda?
Práticas como limpeza regular do veículo, evitar carregar sobrecarga e optar por peças de qualidade tendem a prolongar a vida útil desta peça tão fundamental.
Caso seu carro sofra alguma batida, é de extrema importância que seja levado até uma oficina mecânica para verificar se nenhuma peça sofreu prejuízo. Quando o veículo passa por impacto, alguns resíduos podem entrar e danificar o cubo de roda. Quando há acúmulo de sujeira a lubrificação daquela área é comprometida.
A lubrificação deve ser feita com graxas específicas para tal atividade e a limpeza da peça com água e algum tipo de sabão neutro.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é um ato de cuidado com seu veículo. Ela consiste em profissionais realizarem uma revisão de vários itens do carro, com o objetivo de prever possíveis problemas referentes a performance do carro e, por meio dessa revisão, evitá-los.
Portanto, é uma medida muito eficaz e faz com que o condutor se sinta mais seguro ao transitar com seu carro. Normalmente, a manutenção deve ser feita a cada 10.000 km rodados.
Compartilhe