Zinabre: o vilão das baterias?
Facilmente reconhecido pelo aspecto de areia azulada, geralmente sobre os polos da bateria, o zinabre é um indicativo de problemas
Zinabre é uma substância que se forma na superfície dos metais, especialmente em terminais de bateria ou outros componentes elétricos, quando ocorre oxidação. O zinabre é um depósito de cor esverdeada ou azulada que consiste principalmente em sulfato de cobre, embora possa conter outros compostos, como sulfatos de zinco ou ferro.
A formação de zinabre ocorre quando há umidade, presença de eletrólitos e oxigênio. Isso geralmente acontece em baterias de chumbo-ácido, comumente usadas em veículos automotivos. Quando a bateria se descarrega ou é deixada em condições inadequadas, pode ocorrer a liberação de gases e eletrólitos, o que favorece a oxidação dos terminais e a formação de zinabre. “Em alguns casos, a corrosão do terminal da bateria pode até mesmo danificar a caixa de fusíveis do veículo gerando um alto custo para o proprietário”, relata Adilson Ramos, coordenador de assistência técnica da Clarios.
Segundo Adilson, o zinabre é gerado a partir da reação química do ácido sulfúrico, oxigênio do ar e o metal do polo ou contato. Ocorre pela saída dos gases, especialmente do hidrogênio, de dentro da bateria, que ao encontrar o oxigênio, do lado de fora, tende a oxidar. Para prevenir este fenômeno, a fabricante promove polos da linha de baterias Heliar forjados a frio, para uma solda adequada entre o poste interno e bucha, evitando a migração de ácido da bateria. Essa tecnologia evita também a porosidade do polo que propícia o aparecimento do zinabre.
O zinabre interfere na conexão elétrica adequada entre os terminais da bateria e os dispositivos aos quais ela está conectada. Isso pode levar a problemas de partida do veículo, mau funcionamento dos sistemas elétricos ou até mesmo à falha completa da bateria.
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Diversos problemas elétricos podem levar ao aparecimento do zinabre “o ácido presente na bateria que começa a vazar e outros defeitos da própria bateria, são outros motivos, mas causa mais comum e o excesso de carga na bateria que pode ser motivada por um defeito no alternador”, relata o eletricista Luciano Freitas da Luck Car em Guarulhos/SP. O aparecimento do zinabre ainda pode provocar defeitos em outras peças “o aquecimento dos terminais onde o ácido da bateria começa a penetrar e corroer tudo pode até danificar estruturas metálicas em volta da bateria ou até mesmo estragar a carcaça do câmbio que geralmente fica na região abaixo da bateria”, finaliza.
O excesso de carga em uma bateria de carro pode ocorrer quando a tensão aplicada à bateria excede os limites seguros. A causa deriva de vários fatores, como o uso incorreto de um carregador de bateria, quando ela já apresenta um longo tempo de uso ou algum componente do sistema de carga com defeito.
Quando uma bateria de carro é submetida a carga excessiva, ocorrem alguns problemas. O primeiro é o aquecimento da bateria, que pode levar ao vazamento de eletrólitos corrosivos ou até mesmo a explosão da bateria. Além disso, a carga excessiva pode causar danos internos à estrutura da bateria, resultando em uma redução de sua capacidade de armazenar energia e fornecer a corrente necessária para o funcionamento adequado do veículo.
Se você suspeitar de um excesso de carga na bateria do seu carro, é importante verificar o sistema de carga do veículo. Verifique se o regulador de tensão está funcionando corretamente e se a tensão de saída do alternador está dentro das especificações recomendadas pelo fabricante do veículo. Se houver problemas com o sistema de carga, é recomendável procurar um profissional qualificado para realizar os reparos.
Além disso, evite o uso de carregadores de bateria não adequados ou com ajustes incorretos. Sempre siga as instruções do fabricante ao usar um carregador de bateria e certifique-se de que ele seja compatível com o tipo de bateria do seu veículo.
Em casos de dúvida ou problemas persistentes, é recomendável consultar um mecânico ou profissional especializado em sistemas elétricos de veículos para avaliar a situação e fornecer orientações adequadas.
Luciano ressalta que para acabar com zinabre, é indicada a troca das partes atingidas (terminais, cabos), além de testar o alternado ou dínamo pra ver se não tem excesso de carga. Por último realizar um teste na bateria e em caso de densidade abaixo do padrão, deve ser substituída.
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