Volkswagen planeja motor híbrido

 Volkswagen planeja motor híbrido

Para se adequar às propostas sustentáveis, a montadora vai seguir o exemplo da Toyota e Nissan

Cada vez mais, as exigências para indústrias giram em torno da sustentabilidade. No entanto, tal realidade parece meio distante do Brasil. Apesar disso, as empresas já estão se mobilizando para diminuir a emissão de carbono, como é o caso da Volkswagen. 

A montadora alemã possui um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil com a missão de criar um motor híbrido para seus carros compactos, por exemplo, o T-Cross, Polo e Virtus. A ideia é promover soluções sustentáveis a partir do biocombustível e etanol. O produto é mais fácil de encontrar em países da américa do sul, evitando que seja necessário fazer a cobertura de carregadores para carros elétricos nos países.

Existem diferentes formas de fazer um sistema elétrico movido a etanol. E ainda não se sabe qual será a preferência da Volkswagen. A Toyota, uma das montadoras que já possuem o motor híbrido, faz o uso de propulsores elétricos. Já a Nissan optou pelo elétrico movido a célula de etanol. 

As ações são um sinal de adequação das marcas em relação a legislação. A partir de 2022, o Programa de Controle da Poluição do Ar por veículos automotores entra em nova fase, e vai exigir níveis menores de emissão de carbono. A Volks já se prepara para a transição, expandindo seus motores compactos e flexíveis para os veículos comercializados no país.

O programa estabelece uma série de metas a serem batidas, todas voltadas ao desenvolvimento menos poluente da indústria automobilística. A fase Proconve L7 define que o limite máximo de emissão de combustível evaporado de veículos é de 0,5 gramas por dia.

No entanto, com a escalada progressiva das medidas, a emissão desejada só será alcançada através dos motores híbridos. A expectativa da alemã é colocar o sistema desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em uso a partir de 2024. 

Entenda o motor híbrido da Nissan

Os veículos da marca são movidos a Célula de Combustível de Óxido Sólido – Solid Oxide Fuel Cell, SOFC, em inglês. Os testes começaram em 2016, porém, até agora, somente foi implementado em dois modelos e-NV20. A autonomia é de 600 km a cada 30 litros de etanol. 

Entenda como funciona o motor que a Volkswagen pode adotar:

O motor híbrido da Toyota

O Corolla foi o primeiro modelo da marca a possuir o sistema híbrido. Uma das vantagens é a versatilidade, por ser flex pode ser abastecido com etanol ou gasolina. O combustível a base de cana-de-açúcar emite menos resíduos de carbono se comparado a gasolina. 

O motor a propulsão elétrica funciona da seguinte forma: Assim que o veículo identifica baixa carga nas baterias, realiza combustão. Através de um gerador, a energia cinética é transformada em elétrica para o motor. A transformação energética pode acontecer com o carro parado ou em movimento. Como a rotação das rodas não é feita diretamente pela força da combustão, o consumo de combustível diminui.

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