Você sabia? Sujeira no sistema elétrico causa falhas no motor
O veículo começou a apresentar ruídos estranhos e problemas na partida? A falha pode estar relacionada a sujeiras acumuladas nos contatos elétricos.
Para que um veículo funcione adequadamente, existe o sistema elétrico que é composto por diversos itens responsáveis por alimentar a energia do automóvel. Basicamente, cada peça mecânica atrelada ao motor depende de um acionamento elétrico para ligar.
Em determinadas ocasiões, os problemas no propulsor e o seu funcionamento irregular, especialmente no momento da ignição e da parada, têm uma razão inesperada: sujeira presente no sistema elétrico.
A fluidez na condução da energia depende de uma superfície livre de impurezas, dada a alta performance das fiações de um carro a higienização dos componentes se faz necessária.
Por exemplo, corrosão ou oxidação contaminam as áreas de contato e, por isso, a resistência ao torque dos contatos aumenta. Com isso, há uma queda de voltagem que tende a provocar falhas nas peças eletrônicas ou no sistema elétrico como um todo.
Sistema elétrico limpo evita falhas
Ao contrário das impurezas como, poeira, lama, óleo e seiva de árvore que são encontradas na lataria do carro e podem ser eliminadas com uma simples lavagem, a parte elétrica de um carro exige um cuidado mais detalhista em sua higienização.
A limpeza do sistema elétrico ocorre durante a manutenção preventiva, isto é, quando todas as peças são checadas e acontece o processo de desmontagem e montagem dos condutores.
O processo de higienização de contatos eletrônicos e elétricos de um automóvel deve ser realizada com agentes desengordurantes à base de solvente, que atua na limpeza dos terminais da caixa de fusíveis, do quadro de disjuntores, dos chicotes, conectores elétricos, parte interna do alternador, unidades de comando eletrônico, sensores e sistemas de injeção eletrônica.
Diversos contaminantes da superfície e resíduos internos do motor podem se alojar entre os condutores elétricos, como: graxa, poeira, óleo e fluidos. Os veículos que trafegam em regiões de terras e áreas litorâneas estão mais vulneráveis a acumular essas sujidades.
O maior problema é que, uma vez que se acomodam nos componentes, elas permanecem no mesmo lugar por muito tempo. O que provoca maiores danos, como é o caso da corrosão. Para esses carros que circulam em regiões como as supracitadas, os cuidados devem ser redobrados e as manutenções periódicas devem ser realizadas mais vezes ao ano.
Um reparador eletricista de confiança devem ser procurado sempre que o assunto for a limpeza do sistema elétrico. Isso ajuda a prevenir panes e estragos, mantém o veículo funcionando adequadamente e ainda prolonga a sua vida útil.
Compartilhe