Você sabe para que serve, na prática, o piloto automático?

 Você sabe para que serve, na prática, o piloto automático?

Esse simples elemento pode garantir uma comodidade muito maior no trânsito, evitando o cansaço mental, estresse e ainda potencializa a segurança na condução.

Chamado pela grande maioria das montadoras de Controlador de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), a versão aperfeiçoada do famoso “piloto automático” é um equipamento que pode auxiliar, e muito, na redução do nível de estresse e de preocupação dos condutores no trânsito.

O sistema do piloto automático, como o próprio nome sugere, existe basicamente para manter uma velocidade programada, independente do terreno, inclinação e curvas. Agora, com a versão adaptativa, o radar foi adotado ao sistema e, através desse equipamento, o sistema não apenas calcula a distância em relação ao veículo da frente usando algoritmos, como também analisa a velocidade relativa entre os demais carros ao redor. 

Painel de um carro Tesla

Desse modo, o motorista consegue estabelecer a velocidade que deseja manter, assim como a distância ideal em relação ao automóvel da frente. Ao acionar o ACC, todos esses ajustes e preferências devem ser configurados para garantir a melhor experiência e trafegar de forma segura. 

Como o sistema funciona?

Se o seu veículo estiver trafegando a 80 km/h, o sistema, quando acionado, automaticamente manterá essa mesma velocidade. No entanto, se por um acaso um veículo entrar na sua frente com uma velocidade menor, como 70 km/h, o ACC imediatamente reduzirá e vai priorizar a distância configurada, independentemente da velocidade do outro carro. 

Ou seja, se o veículo da frente frear, o seu carro também vai fazer a mesma redução. Mas se ele acelerar, o seu veículo vai acompanhá-lo, todavia, neste caso, até o limite anteriormente estipulado, de 80 km/h.

Os sistemas de piloto automático mais avançados da atualidade ainda são equipados com um recurso adicional chamado Stop-and-Go, dessa forma é possível utilizar o programa inclusive em situações de tráfego urbano intenso, por exemplo, em vias expressas e marginais. 

painel do tesla

Em uma situação hipotética, onde você esteja trafegando com o ACC ligado em uma velocidade programada de 100 km/h e, de repente, o automóvel da frente diminui a velocidade até a parada total, o seu veículo irá acompanhá-lo. Ao usar um ACC convencional, após a parada o painel vai emitir um alerta ao condutor avisando que deixou de funcionar. 

Porém, na mesma situação com o uso de um ACC com Stop-and-Go, existe uma pequena janela de tempo antes que isso aconteça, ou seja, se o carro da frente voltar a acelerar após poucos segundos parado, o sistema continuará operando e seu carro voltará a acompanhar o veículo à frente.

Outro diferencial, é que mesmo após o sistema desligado, a programação continua salva até que ele seja desativado, ou seja, bastaria dar um toque no acelerador para que o programa “entendesse” que o trânsito voltou ao fluxo normal e, então, continuaria trafegando normalmente.

Compartilhe