Os riscos de usar água da torneira no sistema de arrefecimento do carro

 Os riscos de usar água da torneira no sistema de arrefecimento do carro

Ação leva ao apodrecimento da junta do cabeçote; entenda por que isso é errado e descubra quais produtos utilizar

Você já sabe, mas não custa lembrar. Manter a manutenção do seu automóvel em dia é crucial para garantir o funcionamento adequado e o prolongamento da vida útil dele. Nessa perspectiva, uma das preocupações mais comuns que os proprietários de veículos com propulsor a combustão enfrentam é o apodrecimento da junta do cabeçote. 

O problema sério pode levar a reparos caros e à perda de desempenho do motor. Pensando em ajudar nosso leitor a fugir de enrascadas assim, vamos detalhar a principal causa dessa ocorrência, que tem a ver com a adição de água da torneira no sistema de arrefecimento. Passo a passo, começaremos pelo componente que sofre esse efeito. Acompanhe.

O que é a junta do cabeçote?

Localizada entre o bloco do motor e o cabeçote, a junta é uma peça fundamental para o carro. Ela veda todo o conjunto e evita que líquido de arrefecimento, óleo e gases de escape se misturem. Isso, por sua vez, mantém o “coração” do automóvel operando com suavidade e eficiência.

A importância do sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento tem o papel de assegurar que o motor não aqueça, permanecendo dentro da faixa ideal de atividade. Para tanto, é necessário que líquido de arrefecimento (geralmente uma mistura de água e refrigerante) circule através do propulsor e do radiador , a fim de dissipar o calor gerado pela combustão. 

A temperatura excessiva ali pode causar danos graves, justamente por quebrar a normalidade desse arranjo, gerando o apodrecimento da junta do cabeçote.

A água da torneira e suas consequências

Minerais e impurezas: a água da torneira possui minerais e impurezas que podem se acumular ao longo do tempo no sistema de arrefecimento. Isso tende a causar depósitos e entupimentos que reduzem a eficiência do conjunto e afetam o fluxo do líquido de arrefecimento.

Corrosão: a água da torneira também pode conter íons que contribuem para a corrosão de componentes metálicos no motor. O estrago pode enfraquecer a junta do cabeçote e os demais elementos, provocando o vazamento do líquido de arrefecimento e causando avarias adicionais.

Variações de temperatura: a água da torneira pode não ser adequada para suportar as mudanças de calor extremas a que um propulsor a combustão está sujeito, o que pode acarretar no congelamento do líquido de arrefecimento, durante o inverno, ou no superaquecimento, ao decorrer do verão.

Cinco sintomas de defeito

1. Vazamento de líquido de arrefecimento;

2. Superaquecimento do motor;

3. Mistura de óleo e líquido de arrefecimento;

4. Falta de potência;

5. Sinais de dano no motor, como batidas ou estalos.

Prevenção e soluções

Para evitar o apodrecimento da junta do cabeçote em virtude da água de torneira, é recomendável aplicar água destilada ou água desmineralizada no sistema de arrefecimento, misturada com o refrigerante apropriado. 

Além disso, é importante realizar a manutenção periódica, incluindo a substituição do líquido de arrefecimento, de acordo com as recomendações atribuídas ao proprietário no manual do fabricante.

Se você suspeitar de problemas na junta ou no arrefecimento, procure um mecânico qualificado para o diagnóstico. Ignorar as indicações pode ocasionar anomalias ainda mais graves no motor, com custos mais elevados.

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