IQA cria curso para reparadores e outros profissionais do mercado de elétricos e híbridos

 IQA cria curso para reparadores e outros profissionais do mercado de elétricos e híbridos

Ligado à Anfavea e ao Sindirepa Nacional, instituto quer melhorar a eficiência e a segurança na prestação de serviços envolvendo a frota; entenda

Como o blog informou na última semana, 2023 foi “o ano da eletromobilidade” para o Brasil graças aos surpreendentes 91% de aumento da frota nacional de veículos leves eletrificados, segundo um balanço da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O levantamento revelou que o país emplacou 44.682 carros elétricos a mais que em 2022, batendo – com sobras – as projeções feitas para o período pela maior parte dos analistas de mercado.

Tendo em vista essa importância que o segmento alcançou na indústria automobilística, bem como seu protagonismo cada vez mais crescente dentro dela, é crucial que os profissionais do nicho da reparação estejam em dia com as mudanças que o setor atravessa, o que só é possível com ensino e atualização.

Pensando nisso, hoje o Reparador/SA traz uma dica de treinamento especial, que, além de ter muito a ver com o momento, pode capacitar não apenas os mecânicos de oficinas, mas todo o público que atua na cadeia de suporte aos automóveis elétricos e híbridos. Confira.

O curso

Ciente do seu papel no cenário atual, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) desenvolveu uma formação técnica direcionada a reparadores e colaboradores das seguradoras envolvidas na assistência 24h, na manutenção, no armazenamento (em pátio) e na vistoria prévia dos transportes eletrificados, a fim de fortalecer essa nova área.

Denominado “Qualidade e Segurança no Atendimento a Veículos Elétricos e Híbridos”, o programa tem o objetivo de habilitar especialistas para lidarem com as diferentes peculiaridades desse tipo de carro.

“Com esse curso, o IQA busca impulsionar o avanço da mobilidade sustentável e garantir que os profissionais estejam preparados para atender às demandas deste mercado com um alto padrão de qualidade”, explicou o gerente de serviços automotivos, Sérgio Fabiano.

Conteúdo programático

De acordo com o IQA, o material a ser trabalhado abrange as melhores práticas de qualidade para o transporte e a remoção dos automóveis híbridos e elétricos, permitindo que os participantes aprendam como avaliar condições; subir e descer rampas; fazer inspeções; entre outras coisas.

A grade conta, ainda, com os tópicos: histórico dos veículos; arquitetura atual; baterias de lítio; infraestrutura adequada; partida auxiliar; orientações de elevação; equipamentos de segurança; carga mínima; transporte de sinistrados; e procedimentos de emergência.

Com essa abordagem, o instituto visa oferecer um ensino mais abrangente e que prepare o aluno para enfrentar desafios que são particulares da frota. As inscrições para as próximas turmas do semestre já estão abertas. As aulas serão ministradas online.

Para conferir preço, agenda de aulas e programa ofertados, além de informações como carga horária, material didático e pré-requisitos para estudo a distância, acesse a aba “treinamentos” no site iqa.org.br ou clique diretamente na página do curso: aqui.

Compartilhe