Nakata: instalação de amortecedores requer alguns cuidados especiais

 Nakata: instalação de amortecedores requer alguns cuidados especiais

Escorvar ou equalizar as peças, verificar a posição de montagem e não segurar a haste com alicate estão entre os pontos a serem observados.

Protagonistas do sistema de suspensão, os amortecedores controlam os movimentos indesejados das molas, diminuindo os deslocamentos por meio do amortecimento, proporcionando, assim, conforto e segurança aos ocupantes do veículo.

“É um dos principais componentes do sistema e requer atenção e cuidado na hora da substituí-los por novos”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressaltando que, antes de instalar novos amortecedores, há necessidade de fazer o escorvamento ou equalização das peças, ou seja, tirar o ar que se encontra no tubo interno, deixando-o completamente cheio de óleo. Ele explica o processo:

“Coloque o amortecedor na posição de instalação com a haste para cima, empurre-a para dentro e puxe para fora por cinco vezes consecutivas”. Após o procedimento, o deslocamento da haste estará uniforme, correrá sem vazios.

Vale lembrar que nos amortecedores pressurizados a subida da haste é automática; já nos amortecedores convencionais a haste precisa ser puxada. Segundo o gerente, a obrigatoriedade de equalização se dá porque os amortecedores ficam no estoque na posição horizontal, fazendo com que óleo se desloque, deixando espaço para entrada do ar no tubo interno.

“Nunca deixe os amortecedores, depois de equalizados, na posição horizontal antes de colocá-los no veículo”, alerta.

Além desta técnica, Silva se lembra de outros pontos a serem verificados, entre eles a correta aplicação da peça, que pode ser confirmada através do catálogo eletrônico Nakata, a posição de montagem; não segurar a haste com alicate ou ferramentas inadequadas, não utilizar parafusadeira pneumática para apertar a porca da haste, e não se esquecer de analisar as condições dos outros componentes do sistema de suspensão, como molas, bandeja, barra estabilizadora, pivô, coxim e batentes; utilizar peças de qualidade; dar o aperto final com o veículo no solo; fazer revisão completa da fixação de toda a suspensão e alinhamento.

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