De derivada da Toyota a símbolo de sucesso: a história da Lexus

 De derivada da Toyota a símbolo de sucesso: a história da Lexus

Confira a trajetória da marca que surgiu de um desmembramento da tradicional montadora japonesa

A marca Lexus é comumente conhecida pelos seus modelos automotivos que surpreendem no quesito inovação e tecnologia avançada. Além disso, o design moderno e alto desempenho de seus carros descrevem a história de sucesso da marca que nasceu da Toyota.

História de sucesso

A história da luxuosa Lexus começa em meados de 1983, quando o então presidente da montadora japonesa Toyota, Eiji Toyota, desafiou seus executivos a desenvolverem o melhor carro de luxo do mundo. 

Nessa época, a montadora já carregava a ambição de lançar um carro de alto luxo, que pudesse mudar o mercado, especialmente os exigentes norte-americanos. A partir de então, foi dada a largada da busca pelo novo carro luxuoso da marca.

Em 1985, um grupo de pesquisadores desembarcou na cidade de Laguna Beach, na Califórnia, com o propósito de investigar os gostos e estilos de vida da classe alta americana. Essa viagem foi um divisor de águas para a Toyota, que, neste momento, se viu diante da necessidade de criar uma nova marca que fosse autônoma da Toyota. 

Foi então criada uma divisão de automóveis de luxo da montadora japonesa, batizada de LEXUS. No segundo semestre de 1985, foi fabricado o primeiro protótipo, chamado LS 400. No ano seguinte o protótipo foi testado nas autoestradas da Alemanha e dos Estados Unidos, tendo seu projeto final aprovado em 1987.

Em todo o projeto foram investidos mais de US$ 4 bilhões, e estiveram envolvidos 1.400 engenheiros, 60 designers e 2.300 técnicos, além de 450 protótipos. Em janeiro de 1988, a marca apresentou oficialmente o modelo LS 400 no salão do automóvel de Los Angeles.

Pouco tempo  depois, foram inauguradas as primeiras 81 concessionárias da marca em território americano. Após um rígido programa de testes, onde mais de 100 modelos eram submetidos a testes de colisão, a LEXUS apresentou seu primeiro automóvel no Salão de Detroit, iniciando assim suas vendas no mercado americano em setembro. O LEXUS LS 400, equipado com um motor V8 de 4000cc, era um veículo silencioso e sofisticado.

Devido a uma forte operação de marketing e ao seu alto nível de luxo e qualidade, não esquecendo do preço extremamente competitivo, o LEXUS se tornou um sucesso de vendas.

No ano seguinte de seu lançamento, o LEXUS LS 400 foi eleito o melhor carro importado dos Estados Unidos e chegou ao território europeu, sendo lançado inicialmente na Inglaterra. Os exigentes consumidores britânicos ficaram impressionados com tamanha qualidade dos modelos Lexus.

A partir daí, foi uma questão de tempo até os modelos da marca serem introduzidos na Suíça, Canadá e Austrália. Em 1991, a Lexus já havia se tornado uma das principais marcas importadas de automóveis de luxo do mercado americano e, no ano seguinte, alcançou o primeiro lugar em vendas na categoria carros de luxo importados. 

Em 1994, a segunda geração do LS 400, totalmente reestilizada, foi lançada no mercado. Neste período, a marca solidificou sua posição de liderança no mercado, sendo o automóvel de luxo importado mais vendido dos Estados Unidos, superando todos os seus concorrentes europeus.

No final da década, em 1999, foi criada a TEAM LEXUS, divisão de competição automobilística da montadora japonesa, que conquistou sua primeira vitória em sua temporada de estreia.

Ainda no mesmo ano, a Lexus comemorava a marca de 1 milhão de veículos vendidos nos Estados Unidos. Nesta altura a marca era considerada a mais bem sucedida em sua categoria nos últimos 30 anos. 

Em 2003, a marca inaugurou sua primeira fábrica fora do Japão, localizada em Cambridge, Ontário, no Canadá. Somente em 2005 a marca Lexus foi introduzida no mercado japonês.

Atualmente, um dos fatores de grande sucesso da marca atende pelo nome de LEXUS HYBRID DRIVE, uma tecnologia inteligente que combina a potência do motor elétrico com a do motor movido a gasolina para obter um bom desempenho e redução dos níveis de emissão de gases poluentes.

Por fim, a Lexus não só apostou na qualidade de construção de seus impecáveis automóveis como também na qualidade do serviço pós-venda. Por este e outros motivos a Lexus obteve por várias vezes o primeiro lugar no ranking de satisfação dos clientes.

Compartilhe