Cuidados para preservar o câmbio automático
Não ter que se preocupar com a passagem de marchas com um carro com câmbio automático é o sonho de muita gente. No entanto, existe uma série de cuidados necessários para prolongar a vida útil deste componente
Confira uma lista dos cuidados essenciais com determinadas áreas dos veículos:
Lubrificantes
É preciso ter muita atenção ao lubrificante da transmissão do câmbio. De acordo com as montadoras, o fluido precisa ser trocado entre 30 e 50 mil quilômetros rodados.
Mesmo diante da recomendação, o ideal é observar os sinais de que o óleo já está formando borra como, por exemplo, trepidação na arrancada ou uma certa perda de rendimento. Esses efeitos são causados pelo aumento de atrito nos discos do sistema.
Líquido do Radiador
O líquido do radiador tem como objetivo refrigerar a transmissão e conforme supracitado, o superaquecimento pode ser altamente prejudicial para os componentes. Se o arrefecimento falha e prejudica o propulsor, o mesmo ocorre com o câmbio.
Por isso, o radiador deve estar funcionando em temperatura padrão. Inclusive, se por sinal houver uma baixa de temperatura, é sinal de vazamento.
Use o câmbio da forma correta
Determinadas práticas do dia a dia podem fazer toda a diferença na hora de preservar o câmbio do carro. Ao estacionar, por exemplo, sempre puxe o freio de mão antes de posicionar o câmbio para o P (parking), isso faz com que não haja esforço desnecessário no desengate.
Outro ponto a ser observado é na hora de alterar as posições D (drive) e R (ré), o veículo deve estar completamente parado para que a mudança seja feita a fim de que não haja sobrecarga no comando.
Freio Motor
Em algumas descidas prolongadas, especialmente em estradas, há indicações para utilizar o freio motor. Elas são válidas para carros automáticos e caminhões. Nesse tipo de terreno íngreme, é recomendado manter o câmbio em marcha reduzida usando o freio motor. Deixar a marcha em D superaquece os freios e avaria os discos prematuramente.
Como usar o freio para estacionamentos íngremes
O freio de mão sempre deve ser acionado quando o veículo está estacionado. Após estacionar e puxar o freio, é necessário colocar o câmbio na posição P. No entanto, na hora da saída, primeiro passe para a posição D e somente depois desative o freio, isso porque sem essa regra poderia travar o câmbio devido ao peso do automóvel.
Conforme foi visto no texto, existem cuidados essenciais com o câmbio automático que são úteis para sua boa durabilidade e para minimizar a necessidade de manutenções corretivas prematuramente.
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