Como funciona o câmbio automático dos carros?
Sistema para troca de marchas traz dúvidas aos motoristas; saiba como ele atua
O câmbio automático é um sistema de transmissão de veículos que permite ao motorista mudar as marchas sem a necessidade de mover diretamente a embreagem. Ao contrário do câmbio manual, em que o condutor precisa acioná-la e, ainda, operar a alavanca de mudança de marchas, o câmbio automático faz tudo isso sozinho.
O funcionamento desse sistema é baseado em uma série de engrenagens, discos de embreagem e dispositivos hidráulicos que operam em conjunto para selecionar a marcha mais apropriada à velocidade e à carga do veículo.
O esquema utiliza um conversor de torque para transferir a energia do motor para a transmissão, o que permite que o motorista acelere o automóvel sem a necessidade de engatar uma marcha específica.
O conversor de torque é composto por duas partes principais: o estator e o rotor. O estator é fixo e fica no centro do conversor, enquanto o rotor é móvel e conectado ao motor. Quando o condutor pressiona o pedal do acelerador, o rotor gira, criando uma força de torque que é transmitida ao estator.
Este, por sua vez, gira no sentido contrário, criando uma força de torque que é repassada para a transmissão do câmbio, que é formada por uma série de engrenagens planetárias, que são interligadas por meio de discos de embreagem.
Cada engrenagem planetária é responsável por uma determinada faixa de velocidade do veículo. Por exemplo, quando o carro começa a se mover, o câmbio automático seleciona automaticamente a primeira marcha, que é a mais baixa.
A troca das marchas
À medida que ele ganha velocidade, o sistema seleciona as marchas mais altas, a fim de manter o motor em uma faixa de rotação de maior eficiência. O controle do câmbio automático é feito por meio de uma central eletrônica, que recebe informações do sistema de controle de tração e estabilidade do veículo.
Essas informações incluem a velocidade do automóvel, a carga do motor, a inclinação da estrada e outras variáveis. Com base nesses dados, a central eletrônica ajusta, espontaneamente, as marchas de modo a garantir o melhor desempenho do veículo.
Embora o câmbio automático ofereça muitas vantagens em relação ao manual, como a facilidade de uso e o maior conforto ao dirigir em congestionamentos, ele também é mais caro e pode ser menos eficiente em termos de consumo de combustível.
No entanto, com a evolução da tecnologia, muitos fabricantes estão investindo em sistemas de câmbio automático cada vez mais excelentes e, sobretudo, econômicos, tornando-os uma opção que, com o tempo, tende a se popularizar entre os motoristas.
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