Como fazer a higiene interna do carro?

 Como fazer a higiene interna do carro?

Uma boa limpeza no carro evita doenças respiratórias, alergias e valoriza o carro na hora de vender

Algumas pessoas dizem que ter carro é como ter um filho, que os gastos, cuidados e preocupações são os mesmos. Com relação à higiene do veículo, os cuidados devem ser priorizados para evitar doenças respiratórias, alergias e claro, para valorizar o veículo na hora de vender. Como são tempos de crise financeira, limpar o carro em casa pode acabar saindo mais em conta do que no mecânico, mas é preciso usar os produtos certos.

Confira a seguir como limpar corretamente o carro em casa.

Comece a limpeza pelo teto – sim, ele mesmo!

Por mais que a gente não tenha o costume de dar tanta atenção assim para o teto, ele é um acumulador nato de poeira! Para começar, é preciso remover todo o acúmulo de poeira com uma escova macia e um pano seco. 

Em seguida, utilize um recipiente que tenha um borrifador para fazer uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante e depois espalhá-lo pelo teto. Por último, passe o pano em toda a extensão do teto.

Estofados

Os estofados também adoram juntar poeira e sujeira que fica acumulada no carro conforme o uso. Além disso, por abranger uma área maior do carro, a limpeza desses componentes pode levar mais tempo. 

Comece aspirando as partes com maior concentração de sujeira. Em seguida, borrife a mesma mistura que você usou anteriormente no teto (água, detergente neutro e desinfetante) e limpe com um pano. 

Vale lembrar que é bom tomar cuidado com a quantidade deste líquido, já que a espuma do estofado retém a água com mais facilidade. Outro ponto para prestar atenção é se o banco do carro for de couro. Não é recomendável o uso de produtos químicos, mas a mistura de água, detergente neutro em um paninho pode ser utilizada para limpar os bancos de couro. 

Painel de instrumentos

Para fazer a limpeza do painel de instrumentos, é fundamental se ater à quantidade de água, já que é uma região com ligas elétricas que podem ser danificadas. Um pano úmido com detergente neutro é suficiente para limpar bem o painel.

Tapetes

Outro acessório do carro que sofre com a poeira do dia a dia é o tapete. No caso dos tapetes, não basta apenas limpá-los. É necessário lavá-los! Para os tapetes de borracha, a  higienização pode ser feita com água, detergente neutro e uma escova para tirar a sujeira mais grossa. 

No caso dos tapetes de carpete, o aspirador de pó e um pano úmido também são necessários para garantir uma boa limpeza. Seja de borracha ou de carpete, é fundamental deixar o tapete secar no sol antes de recolocá-lo no carro. 

Vidros

Apesar de uma limpeza completa assim só ser feita a cada 3 meses por alguns motoristas, os vidros são os componentes que devem ser limpos com mais frequência, já que acumulam sujeira, como suor e gordura, na parte interna e poeira mais resistentes na parte externa. 

Por isso, a higienização deve ser feita utilizando produto limpa-vidros, que pode ser facilmente encontrado em lojas de autopeças e automóveis, e um pano úmido. É ideal realizar a higienização dos vidros pelo menos uma vez por semana. 

Carpetes

Assim como os estofados, os carpetes também estão por todos os lados de um carro e precisam de uma limpeza especial. O primeiro passo é aspirar todo o carro, até mesmo na região debaixo dos pedais, bancos e cantinhos para fazer uma limpeza completa.

Depois, escolha um produto especializado para limpeza de carpete e, junto a uma escova passe o produto no carpete. Em seguida, esfregue em movimentos circulares, mas com delicadeza, toda a área para remover a sujeira e fuligem. É possível repetir o processo caso a sujeira esteja bem acumulada. 

Por último, enxágue levemente o carpete com um pano molhado e deixe secar. 

Cuidados essenciais 

Além dos cuidados que mencionamos acima, é importante lembrar que a limpeza não deve ser feita com água corrente e sempre com pano úmido, para que a água não se infiltre nas partes de tecido ou de espuma.

Além disso, é importante deixar o interior do carro secar por mais de duas horas com as portas e janelas abertas para não deixar nenhuma área úmida e assim evitar o surgimento de mofo. 

Compartilhe