Carros 1.0 sempre consomem menos gasolina? Entenda por que a resposta é não

 Carros 1.0 sempre consomem menos gasolina? Entenda por que a resposta é não

Especialistas explicam que a cilindrada não é um fator que, necessariamente, reduz o gasto de combustível

Em meio à alta dos preços nos postos de gasolina, o momento de abastecer pode doer no bolso de muitos brasileiros. Sendo assim, a preocupação do quanto o carro é capaz de rodar sem precisar encher o tanque novamente é frequente, e leva várias pessoas a prestarem mais atenção nos painéis automotivos. Relacionado a esse tópico, um mito que circula entre muitos motoristas é a fala que um motor de menor cilindrada, como por exemplo 1.0, sempre consumirá menos combustível do que outros modelos. Entenda o que faz com que esse argumento seja uma mentira.

Qual motor bebe menos? 

Algumas revistas automotivas publicam mensalmente um ranking listando os carros que menos bebem gasolina, ou seja, são mais econômicos. Em uma publicação deste ano da revista Quatro-Rodas, o Fiat Argo apareceu em 4ª e 5ª posição. O curioso é que, dentre a dupla, o modelo que menos consome é o do motor 1.3, superando o irmão com motorização 1.0.

Agora, qual o motivo disso? A explicação é simples: o que acontece é que o motor de 1 litro nem sempre trará uma potência tão forte para certas situações, como subir uma ladeira, mesmo que no cotidiano urbano. Quando essa dificuldade aparece, é natural o condutor pisar mais fundo no pedal, acelerar e, constando certa frequência, isso aumenta o gasto de combustível.

É exatamente por esse fator que o mesmo modelo, no caso o Fiat Argo, com motor 1.3 gastou menos do que a opção 1.0. Então, cuidado: não ache que os motores de menor cilindrada necessariamente consomem menos combustível. Há diversas exceções, inclusive quando analisamos o mesmo carro.

Em síntese, um carro com uma cilindrada um pouco maior pode, sim, gastar menos que um 1.0. Os motivos podem ser tanto pela potência e, consequentemente, comportamento do condutor, quanto por outras tecnologias aplicadas no propulsor.

Dicas para gastar menos gasolina

Vale lembrar que o consumo de combustível também está muito relacionado ao modo de dirigir. Confira algumas dicas para uma condução mais econômica:

  • Evite trafegar em altas velocidades 
  • Não freie em excesso 
  • Verifique o estado e pressão dos pneus 
  • Mantenha as características originais do veículo
  • Faça sempre a manutenção preventiva adequada

Seguindo esses tópicos, com certeza, você notará uma diferença no consumo ao final do mês.

Compartilhe